Trama em alta: qual a diferença entre tapeçaria e arazzo?

A arte têxtil aparece novamente nas paredes mostrando novas interpretações e usos

Arazzo Sonho de Carnaval de Di Cavalcanti. – Foto: Divulgação

Tire da cabeça a ideia de que tapeçaria e arazzo são coisas do passado. Eles voltaram a enfeitar os ambientes, agora em versões únicas, que evidenciam os mínimos detalhes. E qual é a diferença entre arazzo e tapeçaria? Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy, pioneira em explorar novas plataformas de arte, explica a diferença.
O arazzo é uma palavra italiana que define um produto têxtil feito à mão, suntuoso e diferenciado. Uma obra de arte para ser exposta em paredes. Derivado da palavra Arras cidade francesa que na Idade Média começou a produzir obras têxteis, que para a produção era necessário o desenho de um grande artista, chamado “Cartone”, hábil tecelão. Essa assinatura se unia a destreza e interpretação artística do tecelão para dar origem à essa peça.

Já a tapeçaria deriva da palavra tapeceiro. Nesse caso, o artesão cuidava do feitio, elaboração e produção, trabalhando com todo tipo de forrações. Algumas manufaturas eram penduradas em paredes, usavam o nome de tapeçarias, que podiam ser produzidas à mão ou em máquinas com diferentes técnicas, como “Mezzo Punto”, Telaio, Jaquard e até o bordado.

De acordo com Francesca, o mundo moderno tende a colocar no mesmo degrau ou classificação, obras de cunho e importância diferentes. “É necessário se aprofundar na história para melhor compreendê-la. Se isso não for feito, cria-se uma série de pré-conceitos a cerca de um novo trabalho que desponta. A By Kamy se propõe a restaurar a importância de peças assim, colocando cada coisa em seu lugar.”, explica.

Sobre By Kamy

Kamyar Abrarpour, CEO da By Kamy, trabalha há mais de 40 anos com o comércio de tapetes. De origem iraniana, continuou seguindo a tradição de sua família: apaixonado pelo universo da arte têxtil e do trabalho manual, Kamy aplica hoje em sua empresa, além de toda a sabedoria desenvolvida ao longo das gerações com os negócios de sua família, também o “know-how” que detém sobre gestão empresarial e finanças.
Consolidada como a principal grife de tapetes do país, por meio de um trabalho sólido, destinado às pesquisas de novas técnicas, materiais, ideias, cores e texturas, a By Kamy apresenta consistência do começo ao fim, perpassando por todas as etapas do processo, desde a criação, pesquisas de materiais e fontes, confecção, comunicação, estratégia de venda, serviços até chegar ao consumidor final.
By Kamy não se limita apenas a uma loja física, mas consiste em abarcar todos os pontos, tanto pela estrutura fabril, de ateliê, galpão, estoque, quanto aos departamentos de gestão empresarial, financeira e internamente com o setor próprio de marketing. A marca estabeleceu-se como referência não somente para o mercado de tapetes, mas para uma vertente geral especializada em arte, decoração e tendências no Brasil. O seu foco atual, e já em andamento, encontra-se na busca por ampliar horizontes mundo a fora!

Um produto como o tapete normalmente se limita à beleza da composição, porém, para a marca existe a necessidade de ir além: mostrar o que está por trás de suas linhas e estampas, como técnicas e conhecimentos que envolvem habilidade, intuição e sensibilidade, conectando design e criação. A qualidade e originalidade das peças endossam a dedicação dos empresários Kamyar Abrarpour e Francesca Alzati, Diretora Criativa, à frente de todos os processos. Cada produto possui a alma da empresa e sua filosofia de vida. “Podemos observar mudanças em todos os lugares do mundo, especialmente em relação à originalidade das criações. O mercado desafia o novo, o diferente. Essa é a alma do design”, explica Francesca.

O processo de criação das peças permite a incorporação de elementos abstratos inspirados no contemporâneo, na individualidade, no expressionismo e na vanguarda. Assim como admite a influência global em um senso coletivo representado em seus produtos. A marca By Kamy produz mundo a fora! A procura por hábeis tecelões, o respeito pelo trabalho manual e conhecimento de técnicas milenares espalhadas pelos continentes é o que encanta Francesca: “o mundo é a nossa fábrica”.

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