Terremoto de 6 graus na Escala Richter atinge a Ilha de Java, na Indonésia

Um forte terremoto de magnitude de 6 graus na Escala Richter atingiu na madrugada desta quarta-feira (10/10), por volta das 05h45min (horário local), as ilhas de Java e Bali, ambas localizadas na Indonésia. Os danos foram consideráveis e até o momento foi registrado a morte de três pessoas.

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS –sigla em inglês), o epicentro do tremor foi no mar, a 10,3 km de profundidade e a 40 km ao Leste da Ilha de Java. As autoridades não emitiram alerta de tsunami.

Imagem mostra danos causados por terremoto que atingiu o distrito de Sumenep, na ilha de Java, na Indonésia, na madrugada de quarta-feira (10/10) — Foto: Handout/Badan Nasional Penanggulangan Bencana/AFP

No Distrito de Sumenep, no Leste de Java, três pessoas morreram em decorrência do desabamento de suas respectivas casas. Outras 54 pessoas ficaram feridas.

O porta-voz da Agência Nacional de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse em entrevista coletiva que as três vítimas fatais foram esmagadas pelos escombros de suas residências, e que os corpos delas já foram resgatados.

O abalo sísmico foi sentido na cidade de Denpasar, capital de Bali, muito procurada por turistas estrangeiras. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas na região.

Imagem mostra interior de uma casa atingida por terremoto no distrito de Sumenep, na ilha de Java, na Indonésia) — Foto: Handout/Badan Nasional Penanggulangan Bencana/AFP

O tremor também foi sentido na cidade de Surabaia, capital de Java Oriental, situada a 200 km de distância de Situbondo, localidade mais próxima do epicentro.

No dia 28 de setembro deste ano, a Indonésia foi atingida por um terremoto de magnitude de 7,5 graus na Escala Richter. O sismo provocou um tsunami, que pegou muitas pessoas de surpresa.

Neste terremoto, que atingiu outra região do país, mais precisamente a Cidade de Palu e seus arredores, na Ilha de Sulawesi, as autoridades contabilizaram 2 mil mortos e mais de 5 mil desaparecidos. A busca por vítimas deste sismo ainda não foi oficialmente encerrada.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo