Temporal e vendaval atingem São Paulo e deixam um rastro de destruição

Um forte temporal, seguido por rajadas de vento de até 115 km/h, atingiu na madrugada desta quinta-feira (20/09) a Zona Sul da Cidade de São Paulo (SP), provocando danos a infraestrutura de alguns bairros e alagamentos de ruas e avenidas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, o temporal derrubou árvores e postes de iluminação pública, além de ter contribuído para o desabamento de uma estrutura de um shopping. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Foto: TV Globo/Reprodução

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e rapidamente chegaram as regiões mais atingidas. Algumas vias públicas foram interditadas por causa dos alagamentos.

Um dos principais problemas ocorreu no Shopping JK Iguatemi, localizado no Bairro Vila Olímpia, onde as fortes rajadas de vento derrubaram uma parte estrutural de ferro que havia erguida de forma provisória no terraço do empreendimento comercial.

Parte das ferragens da estrutura metálica caiu sobre a Avenida Juscelino Kubitschek, mas por sorte nenhum veículos e/ou pedestre foi atingindo. A via pública também teve que ser interditada.

Pela manhã, funcionários do shopping e operários trabalharam para a remoção da estrutura metálica, que ficou retorcida. Após, agentes da Companhia de Trânsito liberaram as vias públicas.

Foto: TV Globo/Reprodução

Ainda de madrugada, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos e inundações em bairros das regiões, Sul, Sudeste, Oeste e Central, além da Marginal Pinheiros, que teve uma das vias alagadas.

Vários bairros ficaram sem luz, por causa do rompimento da fiação elétrica, principal amente os que ficam localizados na Região Sul. Os semáforos também não funcionaram, causando transtornos a muitos motoristas, que tiveram que redobrar a atenção.

Funcionários da Eletropaulo trabalharam durante toda a madrugada e a manhã de hoje para restabelecer o fornecimento de energia elétrica na região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que na região Leste choveu cerca de 10,1 milímetros. O Aeroporto Internacional de Congonhas chegou a registrar ventos de até 62 km/k.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo