PMA apreende cerca de 47 filhotes de papagaio em Novo Horizonte do Sul (MS)

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (13/09), a informação de que policiais da corporação, com o apoio de policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), conseguiram apreender no município de Novo Horizonte do Sul, a 320 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, cerca de 47 filhotes de papagaio, que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro. Ninguém foi preso.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), a apreensão dos papagaios aconteceu na noite de terça-feira (11/09), após a corporação ter recebido uma denúncia anônima informando que em uma casa animais silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro.

As aves estavam sendo mantidas presas dentro de baldes – Foto: 8º BPM/MS – Cortesia

De posse do endereço, policiais do 8º BPM e da PMA foram até o local e encontraram os animais silvestres, que foram capturados de forma ilegal, tendo sido retirados de seu habitat natural. Eles estavam sendo mantidos dentro de caixas de papelão e de baldes.

No imóvel os policiais encontraram apenas um adolescente de 14 anos, que assustado, disse aos policiais que o proprietário não estava em casa, e que ele não sabia quando retornaria. Foi constatado que o dono da residência é pai do adolescente, que foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ).

Mesmo o proprietário não estando em casa, ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 47 mil. Ele vai responder a processo por crime ambiental.

Os animais estavam em um quarto da casa, sendo que parte estava em três caixas de papelão, e outra parte dentro de um balde, que estava dentro de um guarda-roupa. Sob a cama, os policiais encontraram uma caixa contendo alguns filhotes de papagaio.

Segundo um dos policiais militares ambientais que participaram da ação, as condições em que os filhotes estavam causava dor e sofrimento a eles, ficando evidenciado também maus-tratos por parte do suspeito, que já possui passagem na polícia por tráfico de animais silvestres.

Os filhotes de papagaios foram resgatados e encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, onde estão sendo examinados e recebendo o devido tratamento necessário.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo