Morre nos EUA Aretha Franklin, a rainha da Soul Music

A cantora morreu em sua residência, aos 76 anos de idade.

Morreu na manhã desta quinta-feira (16/08), por volta das 10h50min (horário de Brasília), em sua residência em Detroit, nos Estados Unidos (EUA), a cantora e compositora Aretha Franklin, mundialmente conhecida como a rainha da Soul Music. Em 2010 ela foi diagnosticada com câncer de pâncreas em estágio avançado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, Aretha Franklin faleceu na companhia de familiares e amigos. Nos últimos dias o estado de saúde dela se agravou e ela preferiu permanecer em casa, rodeada dos amigos, familiares e empregados.

Cantora Aretha Franklin – Foto: Divulgação

O porta-voz da cantora distribuiu um comunicado à imprensa anunciando sua morte: “Em um dos piores momentos das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras certas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos nossa matriarca e a sustentação da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos e primos não tinha limites“.

Aretha Franklin deixa quatro filhos, que também divulgaram um comunicado à imprensa: “Estamos emocionados com todo o amor e apoio que recebemos de amigos e fãs. Obrigado pela compaixão e orações. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe conforto para entender que o legado dela vai permanecer. Em nosso luto, pedimos respeito e privacidade nessa hora difícil“.

Ainda não há informações sobre onde e quando serão realizados o funeral e o sepultamento da cantora, que já está recebendo homenagens em todo o mundo.

Cantora Aretha Franklin – Foto: Divulgação

Aretha Franklin nasceu em Memphis, no Estado do Tennessee (EUA), no dia 25 de março de 1942. Começou a carreira musical cantando na Igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista.

Ela gravou seu primeiro disco aos 14 anos, com faixas de músicas gospel. Ainda adolescente, se tornou estrela de músicas gospel e em menos de uma década se tornou um grande nome do R&B Norte-Americano, com músicas com influências no jazz.

A cantora Aretha Franklin, também conhecida como ‘Rainha do Soul’, ficou famosa com a música ’Respect’ (1967), que chegou a alcançar o topo da principal parada de sucessos dos Estados Unidos.

Ao todo, ganhou 18 prêmios Grammy, um dos mais importantes da música internacional. Gravou dezenas de hits, dos quais muitos fizeram sucesso.

Entre seus maiores sucessos estão “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” (1968), “Day Dreaming” (1972), “Jump to It” (1982), “Freeway of Love” (1985) e “A Rose Is Still A Rose” (1998).

Em 1987, se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Em 2005, recebeu das mãos do então presidente George W. Bush, a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração dos Estados Unidos a um civil americano.

Em janeiro de 2009, na posse do então presidente Barack Obama, ele cantou para milhões de espectadores.

Em 2010, após ser diagnóstica com câncer, ela decidiu diminuir o ritmo das apresentações. Em novembro de 2007, em um evento da Fundação Elton John realizado em Nova York, Aretha Franklin anunciou sua aposentadoria.

Seu último show solo foi realizado em agosto de 2017 na Filadélfia.

Com informações das Agências Estado, Brasil e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo