Citroën C4 Cactus chega em setembro com preços entre R$68.900 e R$98.990

Novo crossover produzido em Porto Real (RJ) terá versões 1.6 aspirada e 1.6 turbo flex com opção de teto colorido e recursos avançados de assistência ao motorista

A Citroën está nos preparativos finais para o lançamento do C4 Cactus, que chega às concessionárias ainda neste mês de agosto, com as primeiras entregas em setembro. Lojistas de várias localidades do Brasil anteciparam os preços que terá o modelo: a versão de entrada Live partirá de R$ 68.900, e a topo de linha Shine custará R$ 94.490. Haverá ainda a opção Shine Pack, de R$ 98.990, com seis airbags e pintura biton (teto em cor diferente da carroceria).

As informações ainda são escassas, nem todos os revendedores receberam o material com detalhes e conteúdos. Entretanto, está confirmado que a base da gama usará o motor 1.6 flex aspirado, que rende 122 cv com câmbio manual de cinco marchas, e 118 cv com a transmissão automática de seis marchas. São rigorosamente os mesmo conjuntos disponíveis no Aircross. Já o Cactus mais caro virá com caixa automática e o conhecido motor 1.6 16V THP turbo flex, capaz de desenvolver 173 cv e 24,5 kgfm — todos os rendimentos com etanol.

Segundo consultores, o crossover estará nos showrooms a partir de 15 de agosto, e o lançamento oficial (para concessionários) será em 27 de setembro. Neste período a montadora dará início à pré-venda do modelo. Unidades para test drive estarão disponíveis para clientes em toda a rede. As entregas estão previstas para começar na primeira quinzena de setembro, ganhando volume na segunda metade do mês. Além das versões normais de linha, o Cactus terá opção para PCD (Pessoa com deficiência), cuja demanda é crescente.

Na última semana, a Citroën deu início à produção do Cactus na fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, a montadora confirmou que o crossover oferecerá o motor 1.6 flex aspirado nas opções de entrada.

No fim de maio, a equipe foi até a região de Itatiaia, próxima à unidade sul fluminense, para acelerar quatro modelos pré-série do Cactus, que ainda usava camuflagem. Todos estavam equipados com o motor 1.6 turbo e alguns traziam os principais recursos que estarão disponíveis no catálogo.

Entre os equipamentos, destaque para os seis airbags e o ADAS (Advanced Driver Assistance System ou sistema avançado de assistência ao condutor), que reúne aviso de saída de faixa de rodagem, frenagem automática de emergência com alerta de colisão e detector de fadiga. O crossover ainda contará com controle eletrônico de estabilidade, central multimídia com tela de sete polegadas e o programa de tração Grip Control, com diferentes modos para terra e asfalto. Porém, tal como o irmão Peugeot 2008, a tração do Cactus será apenas dianteira.

A Citroën também confirmou que todas as versões do crossover terão direção elétrica e ar-condicionado de série. Uma das unidades expostas na fábrica no início da produção tinha maçanetas pretas e rodas de liga leve aro 16 na cor grafite. Assim devem ser os modelos de entrada, com bancos forrados em tecido e quatro airbags, além de espelhos, vidros e travas com acionamento elétrico. É esperado que o Cactus tenha quatro versões: Live 1.6 flex manual, Feel 1.6 flex automática, Shine e Shine Pack, ambas 1.6 turbo automáticas.

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