Quenianos voltam a bater brasileiros no Circuito CAIXA

Etapa deste domingo (5), em Fortaleza, repetiu o pódio da prova disputada há uma semana, no Recife, com Isaac Kimutai Kiplagat e Emily Chepkemoi Arusio chegando na frente de Joílson Bernardo da Silva e Franciane dos Santos Moura na Elite 10km

Fortaleza (CE) – A etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA repetiu o roteiro da prova disputada há uma semana, no Recife. No duelo entre Brasil e África neste domingo (5), melhor para os quenianos Isaac Kimutai Kiplagat e Emily Chepkemoi Arusio, que bateram Joílson Bernardo da Silva e Franciane dos Santos Moura na Elite 10km, exatamente como haviam feito na capital pernambucana. Além da briga pelo lugar mais alto do pódio, milhares de pessoas fizeram a festa desde a largada, no Aterro da Praia de Iracema, a partir das 6h. Destaque também para os 42 atletas com deficiência, com a presença ilustre de Edneusa de Jesus Santos Dorta, medalha de bronze na maratona da Paralimpíada do Rio 2016.

A batalha pela vitória na Elite 10km masculina foi acirrada e decidida nos metros finais, como comprova a diferença de 13 segundos entre Isaac Kimutai Kiplagat (30min02) e Joílson Bernardo da Silva (30min15). “Faltou pouco para subir ao degrau mais alto do pódio. Mas foi uma boa disputa e estou feliz com o resultado em uma prova tão importante como o Circuito CAIXA”, afirmou o segundo colocado e melhor brasileiro na disputa. Completaram o pódio Juarez Rosa Silva (30min57), Damião Ancelmo de Souza (31min15) e Noel dos Reis Alves (31min27).

Pódio masculino (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Na Elite 10km feminino, a diferença entre a primeira e a segunda colocada foi menor ainda: apenas 4 segundos. Emily Chepkemoi Arusio conquistou a vitória com o tempo de 35min21, enquanto Franciane dos Santos Moura (campeã na abertura do Circuito CAIXA 2018, em Belo Horizonte, no dia 13 de maio), completou o percurso em 35min25. “Fiz uma boa prova, não desisti em nenhum momento e gostei do resultado. Estou me preparando para a Meia Maratona de Belo Horizonte, agora em agosto, e cruzar em segundo lugar em duas etapas seguidas do Circuito CAIXA é gratificante”, disse a melhor atleta do Brasil entre as mulheres, que foi seguida no pódio por Aline Prudêncio de Freitas (36min49), Cruz Nonata da Silva (37min57) e Antonia Bernadete Lins da Silva (38min22).

O belo percurso da orla de Fortaleza ganhou colorido e significado especial neste domingo. Chancelado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Circuito CAIXA tem provas válidas para o ranking de atletismo da entidade. E a corrida da capital do Ceará é uma delas. O sucesso da parceria é comprovado pela participação de 42 atletas portadores de algum tipo de deficiência. Destaque para a presença de Edneusa de Jesus Santos Dorta. A medalhista de bronze na maratona da Paralimpíada do Rio/2016 na categoria T12 (para deficientes visuais) percorreu os 10km em 40min40.

Pódio feminino (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

“O mais bonito em provas de rua é a integração entre os participantes. Contamos com os deficientes físicos participando e recebendo carinho e respeito dos demais corredores. São casos de superação que emocionam. Também presenciamos casos de amor ao esporte, como no caso do quarteto de amigos que viajou 2.500 quilômetros, desde o Amapá, apenas para correr o Circuito CAIXA em Fortaleza”, contou Hélio Takai, diretor da HT Sports, responsável pela organização do Circuito CAIXA.

Herói – As atividades da etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA começaram nesta sexta-feira (3), quando o medalhista olímpico Cláudio Roberto de Sousa fez palestra para 200 crianças de 10 a 12 anos do Colégio Antares. Vice-campeão no revezamento 4x100m rasos dos Jogos de Sydney/2000 e medalha de prata na mesma prova no Campeonato Mundial de Paris/2003 (FRA), ele também interagiu com o público na entrega dos kits, sábado, na loja Centauro, e neste domingo, tanto na largada como na premiação da prova.

Isaac conquista mais uma vitória (Natinho Rodrigues /adorofoto/HT Sports)

Tradição – O Circuito CAIXA completa 15 anos de atividades ininterruptas em 2018 e se consolida como a mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. A etapa do Ceará recebeu atletas de ponta e milhares de amadores de todos os níveis. Os profissionais correram na Elite 10km, enquanto os demais puderam escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada. O evento deste domingo foi o sexto da temporada de aniversário de 15 anos do Circuito CAIXA. Neste ano as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande e Recife já receberam a competição.

Emily venceu em Fortaleza e em Recife (Natinho Rodrigues /adorofoto/HT Sports)

Resultados – Elite 10km etapa de Fortaleza

Masculino

Isaac Kimutai Kiplagat (Luasa Sports Caixa) – 30min02

Joílson Bernardo da Silva (B3 Atletismo) – 30min15

Juarez Rosa Silva (Aman) – 30min57

Damião Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros) – 31min15

Noel dos Reis Alves (Cort Taguatinga-DF) – 31min27

Feminino

1) Emily Chepkemoi Arusio (Luasa Sports / Caixa) – 35min21

2) Franciane dos Santos Moura (Balbino Performance\ Manaus Automotive) – 35min25

3) Aline Prudêncio de Freitas (Equipe Força Falcão) – 36min49

4) Cruz Nonata da Silva – 37min57

5) Antonia Bernadete Lins da Silva (Mr Team) – 38min22

Percurso na orla de Fortaleza (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Fortaleza teve supervisão técnica da Federação Cearense de Atletismo.

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018

1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte

2ª etapa – 19/05 – Uberlândia

3ª etapa – 10/06 – Salvador

4ª etapa – 01/07 – Campo Grande

5ª etapa – 29/07 – Recife

6ª etapa – 05/08 – Fortaleza

7ª etapa – 26/08 – Porto Alegre

8ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto

9ª etapa – 14/10 – Curitiba

10ª etapa – 21/10 – São Paulo

11ª etapa – 25/11 – Brasília

12ª etapa – 08/12 – Goiânia

Mais informações:

Site: www.circuitocaixa.com.br

Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/

Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo