Bmw inaugura postos para carregamento de carros elétricos na rodovia Presidente Dutra

Seis estações de recarga formam um corredor elétrico de 430 km na principal estrada do país

BMW i3 recarregando sua bateria em uma das 6 estações de carga da Rodovia Presidente Dutra (Foto: Divulgação)

Um veículo elétrico pode ir de São Paulo ao Rio de Janeiro? Pode. Em parceria com a EDP – Energias de Portugal e a rede Ipiranga, a BMW criou o que considera ser o maior corredor elétrico da América Latina, entre as duas cidades. São seis estações de recarga em 430 km da rodovia Presidente Dutra, localizadas nos seguintes postos da rede Ipiranga: Posto Nacional Piraí (RJ), Posto Mamão Piraí (RJ), Estrela da Dutra Queluz (SP), Clube dos 500 Guaratinguetá (SP), Posto GAP São José dos Campos (SP) e AM/PM Estação Guararema (SP). A distância máxima entre cada um é de 122 km.

Antes um veículo elétrico não poderia viajar entre Rio de Janeiro e São Paulo sem que acabasse sua autonomia, devido à falta de postos de recarga entre as duas capitais. Cerca de R$ 1 milhão foi investido para a construção das seis estações. O alto valor, de acordo com o presidente da BMW, Helder Boavida, deve-se à infraestrutura criada na implantação, pois os postos de combustível não estavam preparados para isso.

Para inaugurar o corredor elétrico, os presidentes da BMW e da EDP viajaram nesta quarta-feira (18) a bordo do BMW i3 da capital carioca para a capital paulista. A viagem durou quase 6h30, com paradas de no máximo uma hora. Segundo eles, em 25 minutos foi possível carregar 80% da bateria do carro, ou seja, acrescentar 150 km de autonomia.

No posto é possível que apenas dois veículos carreguem ao mesmo tempo, o que ainda é pouco comparado à quantidade de bombas para abastecimento de combustível. Além disso, as duas saídas de carga são AD e DC, com três tipos de pinos diferentes: padrão europeu, americano e outro convencional. Ou seja, são universais e servem para todos os veículos híbridos e elétricos, não só os da BMW.

Padrões de pinos disponíveis nas estações de carga da BMW: europeu, americano e convencional (Foto: Divulgação)

Outra boa notícia é que, enquanto não há definição dos preços para recarga de veículos elétricos no Brasil, pelo menos nos próximos seis meses a operação será gratuita nessas seis estações. Mas espera-se que o preço seja bem abaixo do que é pago nos combustíveis atualmente. “Uma viagem como a que fizemos hoje custaria cerca de um quarto do que custa para um carro a combustão”, afirma Helder Boavida.

Mas e o Rota 2030? A redução do IPI deverá fazer diferença para a montadora, afinal todos os carros da BMW pagam 25% do imposto. O programa anunciado dia 5 prevê o máximo de 20%. Essa queda, porém, pode não refletir no valor dos carros, já que o preço não depende só do IPI. De acordo com o presidente da empresa, a valorização do euro é um dos principais fatores de encarecimento. Portanto, por enquanto, melhor não depositar tantas expectativas na redução de preços dos veículos elétricos importados.

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