Com casa lotada, fim de semana de estreia de ‘A Vida é Sonho’ encanta público

Peça segue em cartaz até dia 25 de agosto com apresentações de quinta a sábado.

“Estamos num processo e no meio dele há a estreia”. Assim resumiu Fernando Lopes Lima, diretor e dramaturgo, sobre o fim de semana de estreia da peça “A Vida é Sonho”, encenada pelo Grupo Casa.

As duas apresentações aconteceram na sexta-feira (13) e no sábado (14), na sede do grupo. A temporada ainda conta com mais 18 encenações até o dia 25 de agosto, de quinta a sábado, sempre às 20h.

Os integrantes do grupo construíram um teatro para poder apresentar a peça. Antes de adentrá-lo, o público já estava imerso no mundo paralelo que ali está. Mesas, cadeiras, sofás, fragmentos de palco, composições de figurinos e livros estão dispersos na varanda, nos mostrando que já estamos no mundo de fantasia que o teatro nos proporciona.

Foto: Divulgação

“É muito legal estar num espaço assim, diferente, longe dos teatros tradicionais com palco italiano. Acho que a imersão e entendimento do que está sendo dito fica até melhor. É uma alternativa também quando estamos com tão poucos teatros abertos em nossa cidade”, reflete a arte educadora Tauanne Gazoso antes de assistir o espetáculo.

Antes de entrar os diretores Fernando e Ligia Prieto, que também atuam na peça, dão as boas vindas aos que ali estão e informam mais uma novidade: o palco tem um formato diferente, ficando no meio da plateia. Há cadeiras para os dois lados. O mesmo espetáculo, duas perspectivas diferentes.

Quando entramos já sentíamos estar dentro da história. Os atores tocavam os instrumentos (piano e violão), nos mostrando que fazíamos parte do que seria contado.

Todos os 36 lugares ocupados, é hora de começar a encenação. As luzes se apagam, não há cortinas no palco, mas tudo fica escondido no meio da escuridão. Aos pouco as luzes retornam e vemos um cenário simples, com algumas cadeiras e outros poucos objetos em cena.

Em “A Vida é Sonho”, Segismundo (Gabriel Brito) é o símbolo do ser humano em luta consigo mesmo. Designado para o mal, logo após nascer é trancafiado numa torre, onde vive enclausurado a maior parte de sua vida.

Seu destino começa a mudar com a chegada de Rosaura (Ligia Prieto), que está acompanhada do palhaço Clarín (Febraro de Oliveira). Ela está ali para clamar vingança sobre sua honra. Esta é a primeira vez que Segismundo tem contato com outro ser humano além de seu mentor Clotaldo (Roberto Lima).

Na primeira saída da torre o príncipe se mostra brutal e impulsivo, iniciando o cumprimento dos desígnios que seu pai, o rei Basílio (Fernando Lopes Lima), temia. Ainda fazem parte do elenco Thaisa Contar (Estrela), João Celos (Astolfo) e Kelly Figueiredo.

Com o decorrer dos eventos, vemos que não é só o palco que faz parte do cenário, toda a casa faz parte do espetáculo. Em certos momentos os atores vão para a cozinha, sobem as escadas que dão acesso aos quartos, batem portas, nos fazem parecer que estamos dentro do castelo em que a história é ambientada.

O Figurino, com roupas feitas pelos integrantes do grupo, também nos remete à época em que a história é ambientada. Tudo pensado cuidadosamente para que todos os espectadores vivessem a encenação.

“Eu gosto muito de como o Grupo Casa se transforma para cada trabalho, projeto. Eles atravessam outras linguagens, bebem de outras fontes, da dança, por exemplo”, afirma o artista da dança Marcos Mattos sobre os movimentos de alguns atores.

Para Tauanne, colocar a plateia uma de frente à outra foi um acerto. “Acredito que isso faz parte da escolha cênica deles, ficou muito interessante. Você vê como se o outro lado, as outras pessoas, também fossem parte do cenário e acho que é mesmo. Ainda quero voltar para assistir do outro lado”, pontua.

Todos ainda tem a oportunidade de sentir toda essa energia nas apresentações que acontecem até o dia 25 de agosto, sempre de quinta-feira a sábado, na sede do grupo, localizada na Travessa Tabelião Nelson Pereira Seba, nº 8, Chácara Cachoeira. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 3326-0222.

O projeto foi contemplado no edital FOMTEATRO (Programa de Fomento ao Teatro), da Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS.

Para reservar os ingressos: http://www.teatrogrupocasa.com.br/a-vida-e-sonho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo