Shows, moda, stand up comedy e palestras agitam Race Village de Ilhabela nesta semana

Intensa programação cultural antecede a tradicional Semana de Vela Oceânica de Ilhabela, que começa com desfile dos barcos e com a Regata Alcatrazes, e contará com palestras de Amyr Klink e Luigi Cani

Ilhabela (SP) – A semana que antecede a 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela será de movimentação intensa no Race Village. Entre as atrações no espaço instalado no Centro Histórico da cidade, a partir desta segunda-feira (16), destaque para o Projeto Estação de Moda Sustentável, apresentações de stand up comedy, desfile de barcos, palestras com o paraquedista Luigi Cani e o navegador Amyr Klink, além de shows com George Moon Band, Tom Cats, Serial Funkers, entre outros.

O Projeto Estação de Moda Sustentável é um desfile voltado ao meio ambiente, e será realizado pela primeira vez no Litoral Norte de São Paulo na terça-feira (17), a partir das 20h, no palco montado no Race Village. As roupas exibidas na passarela são confeccionadas com material reciclado e entre os modelos estão a atriz Ellen Rocche e o ator Rafael Zulu. A trilha sonora promete agitar o público, com Maurício Gasperini e Toni Garrido.

Show da Orquestra Rock no sábado (14) (Divulgação / Sectur Ilhabela)

Antes do desfile de moda, a partir das 20h, a programação começa com um workshop – entre 18h e 19h – sobre técnicas sustentáveis na confecção de roupas. Na sequência, às 19h, é a vez do show de abertura com o cantor Felipe Blues. O Projeto Estação de Moda Sustentável terá ainda um estande para venda de peças desenvolvidas pelas costureiras e artesãs das comunidades tradicionais caiçaras. As roupas e acessórios usados no desfile também poderão ser comprados pelos visitantes durante todo o mês de julho (por encomenda).

Na quarta-feira (18), está programado o show do Marcelo Totó e os Rockers, às 20h. O humor sobe ao palco do Race Village na quinta-feira (19), com o Stand Up Comedy Fundaci. Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado se apresentam a partir das 20h, alternando piadas e esquetes que prometem fazer o público ‘morrer de rir’.

Pórtico de entrada do Race Village (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

Abertura em grande estilo – Para o dia seguinte, sexta-feira (20) está programada a abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela, com show da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval, também com início às 20h. Antes, o público assistirá um inusitado espetáculo envolvendo arte, música, tecnologia de vídeo com conteúdo 3D, performance interativa, e show de luzes e fogos de artifício. Será um marco na história do evento. A abertura do evento pretende celebrar e homenagear o esporte, os atletas, e os 45 anos da Semana de Vela de Ilhabela, o maior evento naútico da América Latina. As regatas começam no dia seguinte, com a de longo percurso, até o Arquipélago de Alcatrazes. Mas antes, às 10h, do sábado (21) está agendado o desfile dos mais de 100 barcos que participarão da Semana de Vela, no Píer da Vila.

Música e informação – As noites do final de semana são destinado a palestras e shows musicais. No sábado (21), o paraquedista Luigi Cani aborda o tema “Você Pode Voar”. No dia seguinte, domingo (22), é a vez do navegador Amyr Klink falar sobre suas “Expedições”. Ambas têm início às 18h30 e integram a programação da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, que, como o próprio nome indica, divulga e vende livros com a temática outdoor. Para embalar o Race Village, apresentações da banda Tom Cats (sábado) e Serial Funkers (domingo), sempre a partir das 20h.

Para o secretario de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, com a intensa programação do Race Village garante a integração entre comunidade local, velejadores e turistas. “Investimos em uma estrutura completa, com espetáculos, palestras, exposições, cinema e apresentações culturais a fim de oferecer vasta gama de opções. E conseguimos, porque o espaço é um sucesso desde a inauguração, dia 7 de julho, com show do Gabriel, O Pensador”, afirma, lembrando que próximo ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, funciona a exposição A Beleza na escultura de Michelangelo, com obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental.

Estande da Marinha do Brasil (Divulgação / Sectur Ilhabela)

Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira – O Race Village segue com intensa programação até o dia 29 de julho, no Centro Histórico de Ilhabela, e ainda vai receber apresentações de nomes como Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, além de palestras com velejadores, pesquisadores marinhos, paraquedistas, jornalistas esportivos e outras personalidades. O espaço foi inaugurado na noite de sábado (7), com show do rapper Gabriel, o Pensador, que contou com cerca de 5 mil pessoas, maior público desta temporada. A apresentação da Orquestra Rock, na noite do sábado passado (14) também foi um sucesso.

Outra atração do Race Village, que recebe bom público, é a sala de cinema. Em parceria com a Paris Filmes, o espaço exibe, de graça, lançamentos mundiais e sucessos nacionais e internacionais à população e aos visitantes. As sessões são diárias e a expectativa é repetir o sucesso do ano passado. Para isso, serão mais de 160 exibições, com filmes como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos”, entre outros.

Cinema no Race Village: 160 exibições gratuitas em julho (Divulgação / Sectur Ilhabela)

Largada de sucesso – Ilhabela recebeu oito mil pessoas entre 7 e 9 de julho, durante 45ª Semana de Monotipos. O sucesso do primeiro final de semana do mês náutico ratifica a condição de Capital Nacional da Vela. A competição reuniu 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes e, segundo dados da Associação Comercial, contribuiu diretamente para o aumento da taxa de reservas e ocupação da rede hoteleira, que subiu de 66% para 90%.

Regatas no telão – Durante a Semana de Vela de Oceano, de 21 a 28, o público poderá acompanhar as regatas em terra ou no mar. No Race Village, um telão mostrará a evolução dos barcos (por meio de GPS)  e um locutor especializado em vela explicará cada detalhe da competição. Uma escuna sairá diariamente do Píer da Vila para levar os turistas e moradores para a área das regatas, num passeio gratuito.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Regatas de alto nível técnico de 21 a 28 (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE

De 6 A 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 16 – segunda-feira

20h – Show do George Moon Band

Dia 17 – terça-feira

20h – Projeto Estação de Moda Sustentável

Dia 18 – quarta-feira

18h30 – Palestra da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Show de Marcelo Totó e os Rockers

Dia 19 – quinta-feira

18h30 – Palestra da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Stand Up Comedy Fundaci com Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado

Dia 20 – sexta-feira

18h – Boletim Meteorológico

20h – Abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval.

Dia 21 – sábado

10h – Desfile dos barcos de vela oceânica

11h – Largada da Regata Alcatrazes

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra “Você Pode Voar”, com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Show do Tom Cats

Dia 22 – domingo

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra ‘Expedições”, com o navegador Amyr Klink

20h – Show do Serial Funkers

Dia 23 – segunda-feira

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Os Paralamas do Sucesso

Dia 24 – terça-feira

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia

20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 25 – quarta-feira

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch

20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira

18h – Boletim Meteorológico

18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado

18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela)

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela

Dia 29 – Domingo

18h – Show do Cesar Medina Music

20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 12 a 15

Ilhabela Boutique Boat Show

Dias 20 a 28

45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela

Dia 21

10h – Desfile dos Barcos

Dias 21 a 27

Campeonato Brasileiro da Classe C30

Dias 23 e 24

Ilhabela Cup

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)

Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Regatas Oceano

CERIMÔNIAS 

Dia 12

17h – Abertura do Ilhabela Boutique Boat Show, na Escola de Vela Lars Grael

Dia 20

20h – Abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela, no Race Village

Dia 24

20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup, no Race Village

Dia 27

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela, no Race Village

Mais informações:

Site: www.turismoilhabela.com

Facebook: http://www.facebook.com/turismoilhabela/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo