Petrobras, Total e Total Eren celebram memorando de entendimentos no segmento de energias renováveis

A Petrobras assinou ontem (9/7) um memorando de entendimentos com as empresas francesas Total e Total Eren com o objetivo de analisar o desenvolvimento conjunto de negócios nos segmentos de energia solar e energia eólica onshore no Brasil.

Com base nos promissores resultados iniciais advindos da parceria estratégica entre as duas empresas, assinada em fevereiro de 2017, a Petrobras e a Total vêm investigando outras áreas potenciais de cooperação.  A realização desse acordo faz parte da estratégia da Petrobras de desenvolver negócios de alto valor em energia renovável, em parceria com grandes players globais, visando a transição para uma matriz de baixo carbono.

Aerogeradores no Parque Eólico de Guamaré (RN) – Foto: André Valentim / Banco de Imagens Petrobras

O desenvolvimento de uma parceria dessa natureza tem como principais benefícios a diluição de riscos relacionados ao negócio de energias renováveis no Brasil e potenciais ganhos de escala e sinergias.

O memorando de entendimentos tem natureza não vinculante, mas indica a intenção das empresas em trabalhar conjuntamente para desenvolver projetos nesses segmentos.

Atuação da Petrobras no segmento de renováveis

A Petrobras possui quatro parques eólicos em parceria, totalizando 104 MW instalados. Esses parques foram negociados no Ambiente de Comercialização Regulado (ACR) no leilão de energia de reserva de 2009 e entraram em operação em 2011. A companhia também possui uma planta de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica de 1,1 MW no Rio Grande do Norte, onde estão sendo avaliadas as operações de quatro tipos de tecnologia.

Atuação da Total no segmento de renováveis

A Total atua em toda cadeia de valor fotovoltaica através da SunPower e da Total Solar, desde a fabricação de células até o desenvolvimento de parques de energia solar ou através da instalação de usinas solares nos segmentos industrial/comercial e doméstico. Em 2017, a Total, dando continuidade a sua política de investir em negócios de baixo carbono, adquiriu uma participação indireta de 23% na Eren Renewable Energy. Esta empresa, que recebeu o nome de Total Eren, possibilitará o crescimento do Grupo no desenvolvimento em energia solar e eólica. No início deste mês, a Total finalizou a aquisição de 73,04% da empresa Direct Energy, cujas atividades de geração de energia renovável na França também irão complementar o portfólio da Total.

Atuação da Total Eren no segmento de renováveis

Fundada em 2012 por Pâris Mouratoglou e David Corchia, a Total Eren construiu uma base de ativos diversificada de energia eólica, solar e hidrelétrica, representando uma capacidade bruta instalada de mais de 950 MW em operação ou em construção em todo o mundo. Atualmente, através de parcerias com empreendedores locais, a Total Eren está desenvolvendo inúmeros projetos de energia em países e regiões onde a energia renovável representa uma resposta economicamente viável à crescente demanda de energia, como na América Latina, África e Ásia-Pacífico. Seu objetivo é alcançar uma capacidade instalada líquida global de mais de 3 GW até 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo