Jurassic Park completa 25 anos e fãs criam até hoje réplicas dos carros do filme

Jeep Wrangler e Ford Explorer foram caracterizados especialmente para o filme

Jeep jurássico virou uma customização comum (Foto: Reprodução)

Jeep jurássico virou uma customização comum (Foto: Reprodução)

Lançado em junho de 1993, o filme Jurassic Park foi marcante em vários aspectos. A bilheteria ultrapassou o US$ 1 bilhão, muito mais que o orçamento original de US$ 63 milhões. O diretor Steven Spielberg lançou mão da Industrial Light and Magic do amigo George Lucas para criar os dinossauros mais incríveis vistos até então. E os carros marcaram a infância dos fãs de automóveis. Mesmo passados 25 anos, quem não se lembra do Jeep Wrangler e do Ford Explorer usado pelos personagens?

Normalmente, o Wrangler YJ (1986-1995) não é tão querido pelos entusiastas quanto o sucessor TJ (1997-2005), geração que marcou o retorno dos faróis redondos. Mas o Jeep Wrangler Sahara 1992/1993 de motor 4.0 seis em linha (184 cv), câmbio manual de cinco marchas e faróis quadradinhos ganhou o coração dos automotivos após ter sido caracterizado com a identidade visual do parque jurássico. O modelo aparece logo na chegada ao parque, onde os carros levam a turma do Alan Grant (Sam Neill) do heliporto ao complexo.

Spielberg e Sam Neill (Alan Grant) conversam durante a produção do filme (Foto: Reprodução)

Spielberg e Sam Neill (Alan Grant) conversam durante a produção do filme (Foto: Reprodução)

Para você ter uma ideia, o culto ao carro chega ao ponto de ter tutorial no YouTube ensinando usuários a pintar direitinho as faixas, rodas e outros detalhes, tais como quebra mato e faróis auxiliares. Um site chamado Jurassic Jeep reuniu o processo de construção de três modelos feitos por internautas. Talvez o Wrangler YJ seja para o Jeep o que é o Herbie para os Fusquinhas.

O Jeep ficou tão associado ao filme que a própria marca aproveitou isso para promover o lançamento da nova geração do Wrangler com o ator Jeff Goldblum, famoso por ter interpretado o cético matemático Ian Malcolm nos primeiros filmes da série. Em um bem-humorado comercial veiculado durante o caríssimo intervalo do SuperBowl deste ano, Goldblum relembra a clássica cena em que o Jeep é perseguido por um tiranossauro. Confira no vídeo abaixo.

Não seria tão fácil reproduzir o estilo geral do Explorer XLT 1993 utilizado no filme ponto a ponto, afinal, tratavam-se de carros com teto de plástico e monitores multimídia no interior. Isso não impediu os internautas de personalizarem parcialmente seus Explorers e ensinarem os outros a fazer o mesmo. Ou até tentarem reproduzir o carro em seus detalhes sem poupar despesas.

O Ford era da primeira geração (1991-1994) e chegou a ser importado oficialmente para o Brasil. Ao contrário dos Jeeps, utilizados pela equipe do parque em suas tarefas cotidianas, o Explorer dos filmes era destinado apenas a levar os visitantes para verem os dinossauros. Movidos por trilhos eletrificados (ao estilo Autorama), os carros não tinham baterias internas. Claro que havia um motorista escondido para dirigi-los e o motor V6 4.0 de 160 cv continuava no lugar de sempre.

Ford Explorer exige um pouco mais de trabalho na adaptação (Foto: Reprodução)

Ford Explorer exige um pouco mais de trabalho na adaptação (Foto: Reprodução)

E como é nos livros?

O falecido autor Michael Crichton ficou famoso por ter escrito muitos livros de sucesso adaptados para o cinema como Esfera e Sol nascente, além de ter criado a série Plantão Médico e dirigido o Westworld original. O interesse de Crichton pelos carros ficou claro nos dois livros da série Jurassic Park.

Os modelos Explorer do filme sofreram com o Tiranossauro (Foto: Reprodução)

Os modelos Explorer do filme sofreram com o Tiranossauro (Foto: Reprodução)

Nem sempre a sua escolha original por veículos foi respeitada no cinema. Na continuação O mundo perdido, os personagens até tinham um motor home semelhante ao do livro, um Fleetwood Southwind Storm 1996. O veículo foi descoberto anos depois por um grupo de fãs de Jurassic Park e restaurado.

Porém, o Ford Explorer elétrico do livro foi trocado por um Mercedes-Benz ML na adaptação. Coloque a culpa no merchandising, a marca alemã se esforçou muito para inserir seu utilitário na obra de 1997 e chegou a utilizar protótipos nas filmagens. Não por acaso, a parceria entre os produtores e a Mercedes foi reeditada com os GLE de Jurassic World (abaixo).

Mercedes Gle Coupé (Foto: Divulgação)

Mercedes Gle Coupé (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo