Senar/MS: Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural oferece mais de 350 procedimentos para a população de Paranaíba

Atendimentos aconteceram no Parque de Exposição Daniel Martins Ferreira

Foto: Rodrigo Corrêa

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nesse sábado (09), a 19ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher, em Paranaíba, distante 370 Km de Campo Grande. Aproximadamente 200 pessoas foram atendidas, totalizando 369 procedimentos realizados, como: consultas médicas, exames, testes rápidos e vacinas.

O superintende do Senar/MS, Lucas Galvan, destacou a importância da ação. “Estivemos recentemente comemorando os 50 anos do Sindicato Rural de Paranaíba, que nessas cinco décadas vem mostrando para que veio, trabalhando com eficiência na representação sindical dos produtores rurais e mostrando que é uma entidade preocupada, cada vez mais, com a qualidade de vida da população rural. Um exemplo disso é o evento de hoje que promove os cuidados da comunidade no combate ao câncer”.

A iniciativa aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

Foto: Rodrigo Corrêa

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz, afirmou: “além da educação no campo, o Senar/MS se preocupa com a saúde de produtores e trabalhadores. Além desse grande evento, este ano o ônibus do programa Pingo D’água atendeu 388 pessoas no município, com 1300 procedimentos, garantindo a saúde bucal de produtores e trabalhadores”.

“É uma grande oportunidade que o Senar/MS e a Famasul estão oferecendo para nosso município. O câncer é uma doença silenciosa, e rápida. Por isso, longe de qualquer preconceito, é preciso buscar iniciativas como essa para que se possa prevenir e recuperar a saúde”, disse o prefeito, Ronaldo Miziara.

Para a iniciativa, toda a estrutura foi montada no Parque De Exposição Daniel Martins Ferreira, com salas para consultas médicas, coletas de exames, vacinação e palestras. Os bonecos do Programa Agrinho, que contempla no município cinco escolas públicas, envolveram o público infantil com atividades físicas e de recreação.

João Garcia Leal, que é agricultor no Assentamento Serra, localizado em Paranaíba, saiu satisfeito da ação. “Foi beleza pura. A gente fica meio isolado, e hoje a saúde veio até nós, com muita facilidade. Tem que prevenir, senão o ‘trem pega’. Comigo está tudo certo, porque todo o ano faço o exame certinho. Agora é só trabalhar e produzir!”

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo