Sistema Famasul comemora certificação de país livre da febre aftosa com vacinação, anunciada pela OIE, na França

Anúncio foi realizado hoje e eleva status sanitário no Brasil

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul – Foto: Divulgação

A OIE – Organização Mundial de Saúde Animal certificou o Brasil como país com status livre de febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (24) em Paris, na França. Com isso, a pecuária brasileira avança no quesito sanidade animal, abrindo uma janela de oportunidades nas negociações internacionais.

O documento certifica que, mediante a recomendação da Comissão Científica da OIE, foi aprovada em 22 de maio de 2018 uma zona ampliada do Brasil, agora contemplando todos os estados, como livre de febre aftosa com vacinação. Apenas, Santa Catarina é livre da doença sem vacinação.

Para o presidente do Sistema Famasul, o reconhecimento comprova o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. “Há 12 anos, nosso estado não registra nenhum foco de aftosa, refletindo o bom trabalho desenvolvido tanto pelo setor rural como por todos os atores dessa cadeia”.

Saito acrescentou ainda: “A gestão do produtor rural, o sistema de vigilância e a contribuição da comunidade científica são fatores que garantem que sejamos referência em produção, sanidade e sustentabilidade de carne que é demandada por mais de 150 países”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo