Dia da Matemática (06/05): dicas para turbinar os estudos para o vestibular

Plataformas digitais podem auxiliar os alunos a entenderem a matemática

Foto: Divulgação

O formato do fundo de uma latinha de refrigerantes, os anúncios direcionados que você recebe nas redes sociais, a previsão de chuva na sua cidade amanhã…Você sabe o que tudo isso tem em comum? A matemática! Conhecida como a mãe das ciências, a matemática é o componente fundamental, não só para os cursos de exatas, mas também para várias áreas do conhecimento humano.

Apesar de temida por muitos, a matemática é essencial no nosso dia a dia e vem tomando papel significativo nas pesquisas científicas em nosso País. Um exemplo deste destaque aconteceu em 2014, quando o carioca Artur Ávila conquistou a Medalha Fields, conhecida como Prêmio Nobel da matemática. Este feito não foi algo isolado, já que há tempos o Brasil vem contribuindo significativamente para a pesquisa na área, que resultou na celebração do Biênio da Matemática, que em 2017 e 2018 tem proposto ações e eventos nacionais e internacionais para despertar e incentivar o estudo da Matemática. Ano passado, sediamos a Olimpíada Internacional da Matemática, e em 2018, teremos o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em agosto, no Rio de Janeiro.

Para você que é um apaixonado por matemática, ou apenas um simpatizante que pretende seguir carreira na área das Exatas ou até mesmo alguém que tenha aversão à área, abaixo seguem algumas dicas para turbinar seus estudos e se dar bem nas provas do vestibular:

– A matemática, como qualquer outra área da Ciência, foi e é desenvolvida por pessoas que viveram ou vivem em uma dada época e influenciadas por inúmeros aspectos. Sendo assim, para um real entendimento dos conceitos matemáticos, informe-se sobre o contexto histórico envolvido.

– Tente estudar matemática fora da matemática, ou seja, busque aplicações dela em outras disciplinas. A produção cientifica atual, e consequentemente, o ensino universitário é interdisciplinar.

– Busque ferramentas tecnológicas que auxiliem seu aprendizado. Aqui vão duas dicas: o Khan Academy que é uma plataforma de videoaulas curtas que ensinam os conceitos essenciais de um dado assunto e o Livro Eletrônico do portal Optimum que ensina a matemática universitária com links explicativos da matemática básica necessária, ou seja, desde as dúvidas mais simples como frações e porcentagens são explicadas no livro. O mais importante: desfrute do conhecimento matemático curtindo este incrível mundo de descobertas e aplicações!

Vestibular do meio do ano

Até às 18h de 6 de junho, as inscrições estão abertas para o vestibular do meio do ano do Centro Universitário FEI. Os candidatos poderão se inscrever para os cursos de Administração, Ciência da Computação e oito Engenharias: Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. A FEI conta com dois campi, um em São Bernardo do Campo (SP), com todos os cursos, e outro na capital paulista, dedicado ao curso de Administração. A prova será aplicada em 16 de junho, com divulgação do gabarito no mesmo dia. Para outras informações, acesse www.fei.edu.br

*Adriano Nicola é professor do Departamento de Matemática do Centro Universitário FEI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo