Citroën registra C5 Aircross no Brasil

Modelo foi patenteado no INPI, mas a comercialização no país ainda não foi confirmada oficialmente

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

Enquanto a prima Peugeot faz uma ofensiva e tanto no mercado de SUVs médios, a Citroën parece um pouco parada. É apenas uma sensação: o fabricante francês prepara a produção nacional do C4 Cactus em Porto Real (RJ) e pode ter outra carta na manga. Pelo menos é o que aponta o registro do novo C5 Aircross feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Vale uma ressalva: nem sempre o registro de patente confirma a venda ou produção de um determinado carro no Brasil. Boa parte dos fabricantes se vale do registro apenas para evitar qualquer problema de domínio industrial sobre o seu próprio projeto. Foi o que aconteceu com o C3 Aircross, registrado no INPI e descartado para o Brasil.

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

No entanto, se o C3 Aircross teria pouco espaço diante do C4 Cactus, o C5 Aircross parece cair como uma luva para o mercado nacional. O crossover foi lançado na China em outubro do ano passado e será introduzido na Europa no segundo semestre deste ano.

Construído sobre a mesma plataforma modular EMP2 aplicada nos parentes próximos Peugeot 3008 e 5008, o C5 é devotado ao conforto dos passageiros. O entre-eixos de 2,73 metros deve bastar para uma família de cinco, enquanto a suspensão adota o mesmo sistema de buchas hidráulicas do C4 Cactus, uma tecnologia que surpreendeu no primeiro teste do Citroën.

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

Citroën C5 Aircross (Foto: Divulgação)

Por dentro, o C5 aposta na conectividade. Além do quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, ele conta com uma central multimídia de 8” sensível ao toque e carregador de celular por indução. O pacote de itens não o deixa para trás dos crossovers médios e médio-grandes da Peugeot, há desde aviso de mudança involuntária de faixa a controle de cruzeiro adaptativo. Bancos dianteiros com massageadores, console central elevado e couro por toda a parte o deixam tão requintado quanto os 3008 e 5008.

Em outros mercados, o Citroën ainda será o primeiro da marca a contar com tecnologia de propulsão híbrida plug-in, aquele tipo que permite recarregar as baterias na tomada. Contudo, se vier para cá, provavelmente o carro investirá no conhecido 1.6 THP de 165 cv e 24,5 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas.

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