Volkswagen e Toyota se unem para lançar caminhões elétricos e autônomos

As marcas procuram ampliar suas participações no mercado, mas continuarão operando de forma independente uma da outra

Volkswagen e Hino se juntam para criar novas tecnologias para caminhões (Foto: Divulgação)

Volkswagen e Hino se juntam para criar novas tecnologias para caminhões (Foto: Divulgação)

A Hino Motors, subsidiária da Toyota, e a Volkswagen Truck & Bus anunciaram na última semana que trabalharão juntas para desenvolver caminhões autônomos, híbridos e elétricos. A ideia das empresas é unir esforços para desenvolver novas tecnologias para o segmento e melhorar seu posicionamento no mercado global de transporte comercial.

Com a parceria foi criado um conselho compostos pelos CEOs de ambas montadoras, além de outros executivos da administração. O intuito é discutir os rumos da parceria, além de decidir sobre as questões envolvendo as tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos novos caminhões.

“Este acordo foi possível porque a Hino Motors e a Volkswagen Truck & Bus querem oferecer o melhor aos clientes. Para isso buscamos a cooperação regional de negócios e a utilização conjunta de tecnologias com a Volkswagen para oferecer melhores produtos e suporte total personalizado”, afirmou Yoshio Shimo, presidente e CEO da Hino.

Apesar do acordo, as empresas continuarão atuando de forma independente, mesmo seus executivos trabalhando juntos para desenvolvimento tecnológico.

Caminhões mais inteligentes

A parceria entre a Toyota e a Volkswagen não é a única iniciativa nesse segmento de caminhões elétricos e autônomos. A Tesla e também a Volvo já anunciarram investimentos em tencologia autônoma para caminhões, com a promessa de colocarem seus primeiros modelos nas ruas em 2019.

Volvo FL Eletric (Foto: Divulgação)

Volvo FL Eletric (Foto: Divulgação)

Além, das tradicionais fabricantes de veículos,  Uber já está realizando entregas por meio de seu aplicativo usando caminhões autônomos da Otto, no Arizona, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo