Poder do Voto firma parcerias com CLP e Ranking Políticos para impulsionar empoderamento do eleitor pela tecnologia

Aplicativo permite interação online com parlamentares e oferece posicionamentos de entidades representativas sobre projetos em votação

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O aplicativo Poder do Voto (www.poderdovoto.org), iniciativa que possibilita a qualquer eleitor se comunicar e cobrar seus representantes sistematicamente, de acordo com temas de seu interesse, acaba de fechar as suas primeiras parcerias de Comunidades, mesmo antes do seu lançamento. As primeiras Comunidades a assinar os acordos foram o CLP, Centro de Liderança Pública (www.clp.org.br), que desenvolve líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas e o site Raking dos Políticos (www.politicos.org.br), projeto que acompanha e compara o desempenho de senadores e deputados federais de todo o Brasil por meio de critérios como gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais, entre outros.

Pelo acordo, o CLP e o Ranking dos Políticos, emitirão posicionamentos a respeito dos projetos em votação na Câmara e no Senado para auxiliar os usuários do app a analisar as propostas em discussão no Congresso. Mais diversas conversas com outras entidades estão em andamento. O objetivo é oferecer o máximo de diversidade de visões disponíveis do APP.

O fundador e idealizador do Poder do Voto, Mario Mello, explica que a ferramenta permitirá aos eleitores escolherem um deputado e até três senadores para acompanhar ao longo do mandato. Os usuários decidirão também sobre quais macro temas desejam ser informados como saúde, educação, segurança e outros. Sempre que um projeto relacionado a esta escolha estiver em fase de votação eles serão estimulados a manifestar suas opiniões.

“Sem sair do aplicativo o eleitor poderá consultar opiniões de entidades, que chamamos no APP de Comunidades, de diversos matizes ideológicas, como o CLP e Ranking dos Políticos, por exemplo, e, após se sentir confortável com as informações, apresentar suas próprias sugestões diretamente a seus representantes. Assim, mesmo à distância e sem abandonar a rotina de suas vidas, os trabalhadores, estudantes e representantes de qualquer segmento poderão influenciar nas decisões políticas do país”, afirma.

A Diretora-Executiva do CLP, Luanda Tavares, aponta o alinhamento de valores e missão das duas entidades. Segundo ela, a iniciativa do Poder do Voto é de extrema contribuição ao país e ao nosso sistema democrático, levando em consideração o momento do Brasil e a perda de representatividade dos nossos líderes políticos perante a sociedade. “No CLP acreditamos na importância da política e já atuamos há 10 anos pelo fortalecimento das lideranças públicas, das instituições e pelo engajamento da sociedade na defesa dos princípios democráticos. Logo, fazer parte desse trabalho e unir esforços com diversos atores da sociedade civil para garantir que haja maior proximidade dos eleitos de seus eleitores, agregará muito à essa árdua e urgente missão”, explica.

O fundador do Ranking dos Políticos, Renato Feder, explica que a tecnologia desenvolvida pelo projeto mostra em detalhes cada passo da atividade dos parlamentares. Por sua vez, o Poder do Voto revela aos detentores de mandatos exatamente aquilo que seus eleitores esperam deles, fazendo uma ponte direta entre ambos. “São informações essenciais e muito complementares. Por isso, o Ranking dos Políticos tem orgulho de apoiar e trocar informações com o Poder do Voto”, diz.

Os deputados e senadores terão à disposição uma versão própria do aplicativo Poder do Voto que mostrará a opinião dos eleitores que o seguem a respeito de cada projeto. Assim, o parlamentar terá a oportunidade de ajustar sua conduta e o eleitor poderá avaliar com precisão se ele está ou não representando seus pensamentos no parlamento. O aplicativo tem como meta alcançar 50 milhões de downloads até setembro de 2018.

Para o cofundador do Poder do Voto e responsável pelas Comunidades, Paulo Dalla Nora, a participação do CLP e do Ranking dos Políticos será fundamental na busca pelos objetivos da iniciativa. “Agregar comunidades com capacidade de contribuir para o debate democrático é um dos principais objetivos do Poder do Voto. As visões desses parceiros ajudarão nossos usuários a construir os seus entendimentos. Até o lançamento em maio, teremos firmado mais algumas parcerias importantes”, afirma.

Sobre o Poder do Voto

O aplicativo Poder do Voto tem como objetivo utilizar a tecnologia para proporcionar ao eleitor clareza da representação política e auxiliar na construção de um ambiente político saudável que melhore as condições de vida do país.

Por meio de inteligência artificial, big data e interação via API com o Congresso Nacional, o projeto pretende fazer a ligação entre o eleitor e seus representantes parlamentares permitindo que, mesmo sem deixar de lado suas atividades diárias, as pessoas possam influenciar nas votações de projetos de seu interesse.

Por meio de seus telefones celulares, os usuários poderão dizer como querem que os deputados e senadores votem em cada situação e avaliar o quanto isto estará sendo feito como critério para escolha em futuras eleições. O aplicativo permite ainda aos parlamentares uma aproximação direta com seus eleitores, conhecendo suas opiniões e podendo inclusive explicar seus posicionamentos diretamente a eles, sem a necessidade de intermediários, como a imprensa, por exemplo.

Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, criado por Mario Mello, ex-diretor geral do PayPal para a América Latina, Paulo Dalla Nora, empreendedor ligado a inovação em energia renovável, e Gustavo Castro, fundador do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados. O Poder do Voto não tem qualquer filiação partidária ou ligação com entidades do mundo político. É um projeto mantido por doações apenas de pessoas físicas e não tem fins lucrativos. Os dados colhidos pela aplicativo não poderão ser vendidos nem cedidos a nenhum partido político, candidato ou instituto de pesquisa.

Para saber mais: www.poderdovoto.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo