Colégio da capital leva livrarias para dentro da escola e Feira do Livro estimula leitura por prazer

Evento proporciona o contato de 800 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental com publicações clássicas e lançamentos.

Foto: Divulgação

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. Essas palavras de Mário Quintana dão uma ideia da importância da leitura para a sociedade. Além de estimular a criatividade e desenvolver vocabulário – melhorando a linguagem oral e escrita -, o hábito de ler aumenta o senso crítico do leitor.

Apesar de tantos aspectos positivos, o brasileiro tem lido cada vez menos, em todas as faixas etárias. De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A pesquisa revelou ainda que a maioria das crianças e dos adolescentes só lê por exigência da escola e que 75% da população brasileira, incluindo adultos e crianças, nunca pisou em uma biblioteca.

De acordo com especialistas, ler é um hábito que precisa ser estimulado ainda na primeira infância, a fim de que a criança tome gosto e comece a fazer isso de livre e espontânea vontade quando crescer.

Pensando nisso, o Colégio Salesiano Dom Bosco promove a edição 2018 da sua Feira do Livro para mais de 800 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Estantes e prateleiras repletas de livros vão tomar conta da antiga biblioteca da escola nos dias 15 e 16 de março. A supervisora das séries finais, Cleide Maria dos Passos Arruda, explica que a ideia é que a criança tenha contato com a diversidade de estilos e escolha aquele que mais lhe agrada.

Foto: Divulgação

“Deixar a criança escolher o que ela deseja ler, sem a cobrança de conteúdos mais complexos e mais extensos, é a maneira mais eficaz de estimular a leitura. Impor exigências pode fazer com que a leitura se transforme em uma obrigação e não em diversão”, explica.

O evento acontece em parceria com duas livrarias de Campo Grande, Lê e Franco. Aline Torres Durães, vendedora da Livraria Lê, orienta que não é necessário esperar a criança aprender a ler de fato para que seja apresentada aos livros.

“Para os menores, é possível apresentar livros e mostrar figuras e cores. Os chamados livros-brinquedos também são uma ótima opção, pois a história é acompanhada de sons, quebra-cabeças e texturas”, explica.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Aline, os livros infantis que mais chamam atenção são aqueles em que os protagonistas das histórias são personagens como dinossauros, sereias e unicórnios. Já na linha infanto-juvenil, os livros de youtubers, séries e histórias em quadrinhos são os preferidos.

Serviço

Data: 15 e 16 de março (5ª e 6ª feira)

Horário: das 8h às 18h, inclusive horário de almoço

Local: Antiga Biblioteca do Colégio Salesiano Dom Bosco (Avenida Mato Grosso, 227, Centro)

As visitações das turmas acontecem das 8h às 11h15 e às 14h10, 15h, 16h15 e 17h05.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo