Biblioteca Isaías Paim realiza 2º sarau com lançamento de livro e contação de histórias

Biblioteca Isaís Paim, na sede da Fundação de Cultura de MS – Foto: Débora Camposano

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim realizará neste próximo sábado, dia 17 de março, a partir das 8 horas, o 2º Sarau Cultural, com apresentações de música, teatro (Cia do Caos), contação de histórias, dança, performance e coffe break. Haverá também o lançamento do livro Antes da Rosa, de Karol Duarte. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

O Sarau Cultural nasceu de um anseio de que a Biblioteca não fosse apenas um lugar de leitura. “Acreditamos que o papel dela deve fazer todo diferencial, as linguagens do conhecimento que deva perpassar novas descobertas de se aprender. E fomentar a cultura de forma geral também é uma proposta que queremos. Os projetos culturais de incentivo à leitura são de extrema importância, a comunidade geral é dona desse espaço, e nossos esforços visam a que eles se apropriem cada vez mais desse local público, logo é fundamental o papel da Biblioteca enquanto fomentadora da cultura na sociedade”, afirma a coordenadora da Biblioteca Dr. Isaias Paim, Eleuzina Crisanto.

A Biblioteca Dr. Isaias Paim se preocupa em pensar estratégias para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços como um todo para os leitores e comunidade geral, bem como ações que auxiliem a leitura, visitações ao espaço, atividades e projetos culturais. Sua missão é promover o acesso a informações e propiciar o conhecimento à população, garantindo e facilitando o acesso às linguagens do saber, bem como estimular a imaginação e criatividade, promover o conhecimento cultural, apreciações literárias e artísticas.

O sarau foi pensado com o intuito de compartilhar experiências vividas em música, dança, teatro, performance, contações de histórias e demais manifestações artísticas. Nessa edição de março haverá o lançamento do livro Antes da Rosada escritora Karol Duarte, obra dedicada à memória de seu pai Marcos Alves Pereira. Os poemas escolhidos para compor o livro são intensos e verdadeiros.

Nascida em 1997, na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Karol Duarte viveu sua infância desfrutando de tudo o que as pequenas cidades do interior têm a oferecer. Aos 18 anos, ganhou seu primeiro concurso literário de nível nacional. Aos 20 anos transformou a dor da perda do pai no livro de poesia Antes da Rosa.

Neste sarau cultural também será comemorado o Dia do Contador de Histórias com o bate-papo “Os caminhos da contação de Histórias no Brasil e em Mato Grosso do Sul”, organizado por Ciro Ferreira, representante do Fórum Nacional de Contadores de Histórias e a Academia Brasileira de Contadores de Histórias.

O Dia Internacional do Contador de Histórias foi criado na Suíça em 1991 com objetivo de fortalece e promover a prática em todo mundo, buscando refletir e conscientizar sobre a importância do ser que encanta através da palavra. O Fórum Nacional de Contadores de Histórias e a Academia Brasileira de Contadores de Histórias vêm incentivando a comemoração dessa data, onde busca a discussão, no sentido de ampliar a prática da oralidade.

Confira abaixo a programação do 2º Sarau Cultural da Biblioteca Dr. Isaias Paim:

8h – Recepção

8h15 – Bate-Papo: Os caminhos da contação de histórias no Brasil e em Mato Grosso do Sul

8h40 – Exibição de documentário sobre o fortalecimento da arte do orador (Francisco Gregorio, Camila Genaro, Rosilda Figueiredo e Beatriz Mirha).

9h30 – Contação de histórias

10h – Grupo Unigran (Blaow)

10h10 – Caio Santiago e músicos

10h20 – Contadores de História

10h30 – Cia do Caos – Fragmento Atenciosamente Eu

10h40 – Lançamento do Livro Antes da Rosa, de Karol Duarte

11h10 – Coffe Break

11h30 – Intervenção Performática – Yá

11h40 – Alexandre Sogabe (solo)

12h30 – Grupo Unigran – Expressão de Rua

12h40 – Luiz Khalaf

Serviço: Os artistas que tiverem interesse para participar com oficinas, performances e atividades afins podem entrar em contato com a Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim para agendar apresentações para os próximos saraus pelos telefones (67) 3316-9161 ou 3316-9175. Também podem ser obtidas informações pelo e-mail biblioteca@fcms.ms.gov.br. A Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim fica no 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo