Projeto Semana do Bebê divulga resultados de suas ações em 17 cidades

O projeto contou com edições nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

O Instituto InterCement está em clima de comemoração pelos resultados alcançados em 2017 com o projeto Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância. O programa, idealizado pela Unicef em parceria com Fundo de Solidariedade Cultura Pastoral da Criança, é realizado pela InterCement Brasil e o Instituto InterCement.

Durante uma semana, 17 cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco receberam o projeto, totalizando 14 semanas de atividades, mais de 3 mil atividades e um público atendido de mais de 30 mil pessoas.

Foto: Divulgação

As cidades participantes contaram com programação para toda a família com atividades como rodas de debates sobre comportamento, teatro de fantoches, oficinas de artesanato, palestras sobre de saúde para crianças, sarau, dança e muito mais. Além disso, 14 cidades aderiram ao projeto por meio de Lei Municipal o que torna a Semana do Bebê oficial no calendário da cidade. A medida garante que a realização da ação, aconteça todos os anos, independentemente da gestão da empresa ou do município.

“Estamos muitos felizes com os resultados da Semana do Bebê de 2017, pois trabalhamos duro ao logo dos cinco anos de projeto com apoio de nossos colaboradores, voluntários, comunidade e poder público. Comparado com 2016, crescemos 43% no número de participantes, o que mostra o quanto os assuntos sobre a primeira infância e seus cuidados são de interesse da sociedade”, ressalta Carla Duprat, Diretora do Instituto InterCement.

Estudos realizados pelo Instituto InterCement mostram que após a implementação do projeto, as cidades tiveram aumento nos números em relação aos cuidados com a gestação e crianças:

  • O número de nascidos vivos aumentou em 12 das 14 cidades
  • Metade dos municípios reduziram o número de partos cesáreos e de mães adolescentes
  • Número de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas de pré-natal também aumentou em 50% dos municípios
  • 8 cidades aumentaram a taxa de aleitamento materno exclusivo

“Além das conquistas com relação à gravidez e aos primeiros meses de vida das crianças, avançamos também no acesso a creches e pré-escolas em 11 municípios. Destacamos que além da ampliação no número de matrículas, acreditamos ser fundamental debater a qualidade na educação. Por isso, apoiamos diversos projetos que complementam a Semana do Bebê como Brincadiquê, que acontece em Santana do Paraíso (MG), Apiaí e Itaoca (SP, Cata-vento que é realizado em Ijaci (MG); Aconchego, que acontece em Cajati (SP); Aquarela, em Cezarina (GO) e Ser Brincante, em Brumado (BA) ” complementa Carla Duprat.

Sobre InterCement

A InterCement é a segunda maior empresa cimenteira do Brasil e uma das 20 maiores produtoras de cimento do mundo. Com sede em São Paulo, a companhia conta com 40 fábricas de cimento e moagens distribuídas por oito países na América do Sul, Europa e África e entre suas controladas estão a Loma Negra, maior cimenteira da Argentina, e a portuguesa Cimpor. No Brasil, possui as marcas Cauê, Goiás, Zebu, Cimpor, Bonfim e Cimbagé. Fundada em 1967, a empresa tem como missão e valor investir em inovação e sustentabilidade por meio das ações do Instituto InterCement.

Sobre Instituto InterCement

O Instituto InterCement foi criado em julho de 2015, com pontos focais nas 17 cidades do Brasil em que a InterCement tem atuação. São trabalhados projetos de inovação social e os negócios de impacto como parte da estratégia da companhia. As ações sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, sem perder o foco na proposta de oferecer oportunidades aos jovens. O trabalho é feito por meio da criação de Comitês de desenvolvimento nas cidades onde a empresa atua. Todo o trabalho é feito em alinhamento com as políticas públicas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”. Em 2016, US$ 9 milhões foram investidos neste trabalho (no mundo). Os projetos que se destacaram foram: Prêmio idealista – melhores projetos comunitários apresentados; Dia do Bem Fazer – mobilização de trabalho voluntário; Semana do bebê – semana especial de cuidados com os bebês foca da nos primeiros 1.000 dias de vida, uma extensa programação de cuidados com os bebês. O Instituto também apoiou programas que geraram impacto educacional nas comunidades, alinhados com as metas educacionais estabelecidas pelo governo até 2024, como a Plataforma Conviva.

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