Oficina de Arte Urbana Conexões Grafitti

Aldeia Urbana Marçal de Souza

Marilena Grolli – Foto: Vaca Azul

Com incentivo do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC 2017), Secretaria Municipal de Cultura (Sectur) e Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Aldeia Urbana Marçal de Souza, na região do Bairro Tiradentes, recebe a primeira etapa da oficina de arte urbana, Conexões Grafitti, ministrada pela artista plástica e grafiteira Marilena Grolli. A oficina que acontece de 19 a 24 de fevereiro, será realizada no Centro Cultural Marçal de Souza (Oca) e será aberta para jovens e adultos a partir de 13 anos de idade. Juntamente com Marilena, a oficina conta com a assistência do Rapper e grafiteiro Mano Xis (Falange da Rima);

A ideia, segundo Marilena, é aproximar esses jovens da arte urbana e afastá-los da pichação, promover uma sensibilização, um empoderamento a partir de uma linguagem próxima desse público. “Seria uma primeira experiência para esses jovens e mostrar o caminho da arte como ponto de partida para mudança de vida”.

Durante a oficina os participantes poderão aprender técnicas da arte grafitti e as expressões urbanas, o uso do spray, os tipos de bicos que as latas tem, os jatos, a espessura, como o spray se espalha, tudo isso com o objetivo de mostrar que é possível se expressar com arte. “A oficina tem o poder de transformar o feio em belo, e carregar no seu emblema um forte apelo de crítica, de discussão política e social. Um muro pichado ou velho pode dar lugar a um grafitti que dialogue com a cultura local”, finaliza Marilena

Marilena Grolli – Foto: Vaca Azul

Marilena Grolli é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduada em Arte e Educação pela Faculdade Unidas de Campo Grande (Fic/Unaes, 2004). Já realizou diversas exposições individuais e coletivas na Capital e em âmbitos nacional e internacional e foi selecionada e premiada com sua produção artística no Estado e no país.

Além de praticar a pintura e o grafite, Marilena foi jurada, coordenadora e curadora de diversas exposições, salões e eventos na área de artes e atualmente é gestora de Artes do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e integrante do grupo de artistas da Freeart Agency em São Paulo (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo