Biblioteca Isaias Paim recebe inscrições de crianças para 2° Carnateca

Foto: Acervo da Biblioteca

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o Projeto Carnateca, com programação voltada para o público infantil. O objetivo é resgatar toda a magia e a ludicidade do carnaval, para que as crianças possam se divertir e aprender.

A 2ª edição do Carnateca ocorrerá na Biblioteca no dia 9 de fevereiro, das 14 às 17 horas, com oficinas de danças populares, confecções de máscaras, alegorias, jogos lúdicos, contos carnavalescos e muito mais. Esse ano o foco do carnateca é o carnaval brasileiro, com a Oficina Dançando o Frevo e o Samba, e danças populares brasileiras que fazem parte dessa folia. As mediações de oficinas e demais atividades serão ministradas pela estudante de Artes cênicas Mariana de Castro.

“O objetivo do projeto é abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança nesse espaço, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da música, dança diversidade e historicidade e das atividades lúdicas a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, sendo uma forma de explorar a criatividade, desenvolver sua linguagem oral, trabalhar seu raciocínio, ou até mesmo a coordenação motora ou física”, explica Eleuzina Crisanto de Lima, coordenadora da Biblioteca.

A Biblioteca busca abarcar além da leitura, as linguagens artísticas, e corporais. “Queremos que esse projeto não seja apenas como uma data comemorativa, mas um sentido histórico e cultural para a formação de pensamento crítico, em que as crianças possam aprender se divertindo”, finaliza Eleuzina.

Programação de atividades:

  • Elaboração de máscaras: As crianças confeccionaram suas próprias máscaras, com diversos materiais.
  • Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.
  • Dançando frevo e o Samba: Oficinas para conhecerem a historicidade dessas danças brasileiras, trabalharem o físico e a coordenação motora em função da expressividade.
  • Dança da cadeira ao som de marchinhas: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
  • Contos de carnaval: Histórias do carnaval para trabalhar a leitura, a criatividade e imaginação das crianças.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas somente por telefone/ou presencial: (67) 3316-9175/ 3316-9161. Pede-se que as crianças venham com roupas confortáveis que possibilitem exercícios. Haverá um intervalo para o lanche (os pais devem encaminhar o lanche de casa).

Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 2º Andar | Centro.

Horário para inscrições: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo