Lançamento do Congresso Brasileiro de Olericultura é realizado na Showtec 2018

Foto: Divulgação

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou do lançamento do 55º Congresso Brasileiro de Olericultura e do Encontro Latino-americano de Horticultura, realizado nessa quarta-feira (17), durante o Showtec 2018.

Promovidos pela ABH – Associação Brasileira de Horticultura, os eventos, que estão marcados para os dias 6 a 10 de agosto, em Bonito, são realizados pela Famasul, Agraer, Semagro e pela UEMS, com a parceria da Fundação MS e organização da Company Eventos.

No lançamento oficial, Saito falou das potencialidades do setor de hortifrúti em Mato Grosso do Sul, em relação à demanda interna. “Atualmente, cerca de 80% dos hortifrútis consumidos em Mato Grosso do Sul são importados de outras regiões do país, segundo o Ceasa – Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul”.

Saito destacou, ainda, a atuação do Senar/MS em relação à Assistência Técnica em Gerencial, citando que em Mato Grosso do Sul, por meio dos programas Mais Inovação, Hortifrúti Legal, Mais Leite, Mais Floresta e Piscicultura, a instituição atendeu 1.746 propriedades em 54 municípios do estado em 2017.

Apenas no segmento de hortifrúti o rendimento em comercialização ultrapassou R$ 6 milhões. Especificamente em Maracaju, são 12 produtores atendidos, na vertente Hortifrúti Legal.

Para o presidente do Congresso e professor da UEMS, Antonio Correa Filho, o evento deve proporcionar integração nesta cadeia produtiva. “Temos regiões com potenciais para grandes produções, como é o caso de Antonio João que tem condições propícias para plantio de tomate […] O evento contará com cursos, palestras e treinamentos sobre os temas produção sustentável, qualidade de vida e estímulo ao consumo”.

Do mesmo modo, a presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Nair Hojo Rebouça, reforçou: “No evento, além dos temas citados, vamos abordar também o ciclo completo do segmento, do plantio à mesa. É um evento consolidado, em nível nacional”

Em seguida, o secretário do Semagro, Jaime Verruck, afirmou: “A grande discussão do congresso é mostrar a grande ampliação do consumo. O grande desafio do setor é produção regular no Estado. Temos que levar tecnologia ao produtor familiar”.

O congresso foi lançado na Vitrine Hortifrúti, uma iniciativa do Senar/MS que vai proporcionar o intercâmbio entre produtores rurais e empresas especializadas no ramo da horticultura.  A área é composta por canteiros apresentando as tecnologias de mulching – sistema que consiste em cobrir o solo com um filme plástico de espessura fina, para proteger a terra e o sistema radicular das plantas, fertirrigação, cultivo protegido e novas cultivares de hortaliças.

Participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; o diretor tesoureiro, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária, Terezinha Candido, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; os diretores da federação: Thais Carbonaro Faleiros Zenatti e André Bartocci.

Prestigiaram a abertura o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, José Richa Filho; presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Juliano Schmaedecke; o prefeito municipal, Maurilio Azambuja.

Estiveram presentes o deputado federal, Geraldo Rezende; os deputados estaduais, Beto Pereira, Zé Teixeira e Felipe Orro, o presidente da Biosul – Associação dos Produtores de Bionergia de MS, Roberto Hollanda Filho.

 Representatividade Rural – O evento contou ainda com a presença dos presidentes de Sindicatos Rurais de MS, Ruy Fachini Filho, de Campo Grande; Moacir Reis, Água Clara; Christiano Souza Binz, de Maracaju; Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul; Márcio Margato, de Iguatemi; Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul; Cláudio Pradella, de Douradina; João Nelson Lyrio, de Bandeirantes; Luciano Cargnin Manfio, de Rio Brilhante; Frederico Stella, de Aquidauana; Lúcio Damalia, de Dourados;  André Cardinal, de Ponta Porã; Lígia Franciscon Ricardo, de Anaurilândia; José Eduardo Grubert, de Jardim e Jesus Cleto, de Guia Lopes da Laguna. Além dos representantes, Marcelo Bertoni, de Bonito e Marco Garcia, de Três Lagoas.

Sobre o Showtec – A feira de tecnologias é considerada uma das maiores do segmento da agricultura e agropecuária do Brasil e acontece nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, com patrocínio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, Agrisus e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo