Governo de MS deve retomar obras do Aquário do Pantanal ainda este ano

Obras do Aquário do Pantanal em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou na tarde desta quarta-feira (17/01) a decisão de retomar ainda este ano as obras do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna, mais conhecido como Aquário do Pantanal, que se encontra paralisadas há mais de um ano.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo (Segov), os serviços devem ser retomados dentro de uma semana. As obras serão reiniciadas porque somente agora foi possível finalizar um acordo entre o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas.

O contrato com a empreiteira que cuidava da obra foi rescindido, porque legalmente não poderia mais ser renovado. Ao todo, já foram gastos na obra mais de R$ 230 milhões.

Por Lei, o governo estadual não pode mais fazer aditivos ao contrato do Aquário, como aconteceu em outras ocasiões.

Em novembro de 2017, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez inúmeras reuniões com seus secretários e assessores para definir a contratação de uma nova empreiteira para cuidar as obras do Aquário do Pantanal, localizado no Parque das Nações Indígenas, nos Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS).

Obras do Aquário do Pantanal em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

A contratação da nova empresa será de responsabilidade de Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Já o Tribunal de Contas do Estado vai fiscalizar o cumprimento do acordo.

Na manhã de hoje, por volta das 09 horas (horário de MS), será realizado no auditório da Governadoria uma coletiva de imprensa onde serão revelados mais detalhes sobre a retomada dessa obra.

As obras do Aquário do Pantanal começaram em 2011 na gestão do então governador André Puccinelli (PMDB). O projeto inicial previa que o empreendimento seria o maior de água doce do mundo, com 6,6 milhões de litros de água distribuídos em 24 tanques, com aproximadamente 7 mil espécimes de animais, entre os quais peixes, jacarés e cobras.

Algumas espécies de peixe chegaram a ser compradas durante a gestão do ex-governador e muitos destes animais acabaram morrendo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEGOV/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo