Zazcar recebe aporte do FIP INSEED FIMA, fundo com foco em soluções para problemas ambientais

Objetivo é triplicar a frota da empresa de carros compartilhados, além de reforçar investimentos em marketing

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – A Zazcar, primeira e maior empresa de compartilhamento de carros da América Latina, recebeu aporte do FIP INSEED FIMA, fundo de inovação em meio ambiente, gerido pela Inseed Investimentos, e um dos maiores de venture capital do Brasil. A rodada de investimento, de R$ 7,5 milhões, deu-se em troca de participação minoritária na empresa de carsharing.

De acordo com o CEO e sócio-fundador da Zazcar, Felipe Barroso, o principal objetivo com o aporte é expandir a frota de veículos em São Paulo para 400, nos próximos 12 meses, consolidando a liderança da empresa no segmento. Adicionalmente, os recursos serão usados para reforçar os investimentos em marketing e para construção da equipe.

“Estamos muito confiantes e entusiasmados com essa parceria. O mercado brasileiro de mobilidade e tecnologia é um dos que mais cresce no mundo. O aporte do INSEED FIMA nos permite manter o foco no crescimento imprimido nos últimos 16 meses, desde o lançamento de nossa tecnologia proprietária, e tirar proveito desse cenário de expansão”, explica.

Recentemente, a Zazcar iniciou um plano de expansão de sua frota de carros na cidade de São Paulo. Nos últimos quatro meses, a empresa ampliou sua presença em estacionamentos da cidade, saltando de 60 para mais de 100 pontos de retirada e devolução de veículos, e dobrou sua frota de carros de 65 para 130. Além disso, em outubro, a empresa lançou um aplicativo para Apple Watch. O app permite, por exemplo, localizar e destravar o veículo disponível mais próximo e auxiliar o motorista durante o abastecimento.

“O impacto da economia compartilhada vem se mostrando cada vez mais positivo para a sustentabilidade das cidades, e o fundo INSEED FIMA dará o suporte necessário neste momento de crescimento acelerado da Zazcar para a expansão de seus serviços e benefícios na cidade de São Paulo”, explica Bruno Profeta, da Inseed Investimentos.

Inovando no setor e simplificando ainda mais o uso do serviço, em agosto de 2016, a Zazcar lançou seu aplicativo mobile, para iOS e Android, permitindo ao cliente localizar um carro da empresa rapidamente, de onde estiver, gerenciar sua conta, saber quantas vezes já utilizou o serviço, executar pagamentos e abrir e fechar um carro na palma da mão, com o próprio celular. Tudo em um modelo sem cobrança de mensalidade, pagando-se somente pelo período utilizado.

Sobre a Zazcar

Primeira e maior empresa de compartilhamento de carros da América Latina, foi criada em 2009 e conta hoje com mais de 100 pontos de retirada de carros em São Paulo. Os carros podem ser selecionados e acessados a qualquer hora por meio de um processo feito inteiramente através dos aplicativos Zazcar para smartphones Android, iOS e Apple Watch.

A empresa oferece os benefícios de um carro particular sem a necessidade de arcar com os custos de ser dono do automóvel, como impostos, seguro, depreciação, estacionamento mensal, manutenção e combustível. Na Zazcar, o cliente se cadastra sem burocracia, seleciona um carro e paga somente pelas horas e km que utilizar, sem limites de tempo de uso.

Sobre o fundo INSEED FIMA

Gerido pela INSEED Investimentos, o Fundo de Inovação em Meio Ambiente (FIMA) foi criado pelo BNDES em 2012. Com R$165 milhões em capital comprometido, o Fundo é destinado a empresas early stage inovadoras que geram impacto ambiental positivo.

INSEED Investimentos

Spin-off do Instituto Inovação S/A, grupo que atua no segmento de inovação tecnológica, estabelecendo um elo entre desenvolvimento científico e mercado, a INSEED Investimentos é uma gestora de recursos focada em empresas inovadoras com alto potencial de crescimento. Criada em 2009, possui 485 milhões sob gestão e um histórico de resultados positivos, com crescimento de carteira de, em média, mais de 30% ao ano desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo