Quais habilidades são fundamentais para um representante político?

RenovaBR firma parceria com SBCoaching para capacitação de bolsistas. Cento e cinquenta pretendentes as candidaturas estaduais e federais participam de programa de coaching e formação de liderança positiva para se prepararem para a gestão pública.

Congresso Nacional em Brasília (DF) – Foto: Agência Brasil/Divulgação

Iniciativa criada com o propósito de acelerar novas lideranças políticas, o RenovaBR firmou uma parceria com a Sociedade Brasileira de Coaching para que seus bolsistas tenham acompanhamento de coaches durante todo o programa. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal dos participantes do programa de formação, que ocorrerá ao longo dos seis primeiros meses de 2018.

A participação da SBCoaching, que oferecerá coaching e treinamento em Liderança Positiva, ocorrerá desde o início do programa, em janeiro. O treinamento de Liderança Positiva acontece nos dias 19 e 20, na sede da organização, e será ministrado por Villela da Matta, presidente da SBCoaching e “pai do coaching” no Brasil, e Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia. Na pauta, estarão temas como forças de caráter e virtudes, mudança intencional, autodeterminação, autoconcordância e resiliência.

Já as sessões de coaching, que ocorrerão ao longo de todo o programa, serão voltadas para o desenvolvimento de potencial humano e para o aumento de resultados pessoais e profissionais. A SBCoaching está desenvolvendo um treinamento especial para os coaches que acompanharão os bolsistas, com foco nos desafios profissionais do setor público. Sem adentrar em aspectos ideológicos ou partidários, as sessões abordarão questões como conduta ética, uso de forças e virtudes e desenvolvimento de habilidades como comunicação, relacionamento, gerenciamento do estresse e de estados emocionais, técnicas de negociação e resolução de conflitos. Cada sessão será personalizada e alinhada às necessidades do bolsista, e terá duração de uma a cinco horas semanais.

Queremos formar pessoas que sejam capazes de trazer impactos positivos e inovadores para o cenário político nacional”, explica Izabella Mattar, diretora-executiva do RenovaBR. “Isso passa por trabalhar o autoconhecimento e a resiliência dos bolsistas, ajudando-os a encontrar caminhos para enfrentar as dificuldades que poderão encontrar em um cargo público“.

Com um time de cerca de 300 profissionais, a SBCoaching é uma das maiores organizações de coaching do mundo e referência em treinamentos de alta performance. “Esperamos dar nossa contribuição para um Brasil melhor e mais virtuoso, utilizando o poder de transformação do coaching para dotar esses potenciais novas lideranças políticas das ferramentas necessárias para fazer desse ideal uma realidade”, diz Villela da Matta.

Programa de formação

O RenovaBR recebeu mais de 4 mil inscrições de pessoas de todos os estados brasileiros interessadas em participar de seu programa de formação. Atualmente o processo seletivo de bolsistas está na fase de entrevistas. Os postulantes ainda passarão por uma banca avaliadora, e os selecionados serão comunicados no final do ano.

O objetivo da formação é impulsionar o acesso de novas caras à política nacional, preparando os participantes com todas as informações e o conhecimento necessários para que possam candidatar-se a uma vaga no Congresso Nacional. O programa de formação envolverá temas como funcionamento do Legislativo, autoconhecimento, comunicação, marketing político e desafios do Brasil. A iniciativa não defende bandeiras políticas específicas e busca acolher pessoas que se identifiquem com diferentes correntes de pensamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo