Explosão em gasoduto deixa 1 morto e 18 feridos no Leste da Áustria

Uma forte explosão atingiu na manhã desta terça-feira (12/12) o principal gasoduto da Áustria, causando a morte de 1 pessoa e deixando outras 18 feridas. – Foto: Tomas Hulik/AFP

Uma forte explosão atingiu na manhã desta terça-feira (12/12), por volta das 08h45min (horário local), o Terminal de Gás de Baumgarten, no Leste da Áustria, deixando pelo menos um morto e 18 feridos. As causas do incidente ainda são oficialmente desconhecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a explosão aconteceu próximo à fronteira com a Eslováquia e por enquanto as autoridades policiais trabalham com a hipótese de incidente doméstico, mas ainda não descartarem totalmente a possibilidade de atentado terrorista.

Equipes de emergência, policiais, bombeiros e membros das Forças de Segurança foram acionadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Somente equipes e viaturas oficiais e autorizadas podem se aproximada da área atingida.

O porta-voz da polícia austríaca, Edmund Tragschitz, disse durante uma entrevista coletiva, que o número oficial de vítimas pode aumentar nas próximas horas, porque ainda existem pessoas desaparecidas e feridos em estado grave,

Equipes de emergência, bombeiros e policiais chegaram rapidamente ao Terminal de Gás de Baumgarten, no Leste da Áustria – Foto: Rkno/Motz/Reuters

Uma explosão aconteceu às 8h45 [horário local], seguido por um incêndio. A situação está sob controle, mas há vários feridos de acordo com as primeiras informações“, disse o porta-voz da polícia, Edmund Tragschitz.

O Terminal de Baumgarten é o principal centro de distribuição de gás que chega a Áustria a partir da Rússia e Noruega. Os bombeiros continuam trabalhando para conter as chamas, que ainda permanecem se alastrando.

A polícia local trabalha com a hipótese de falha técnica, mas não descarta a possibilidade de ataque terrorista, já que toda a Comunidade Europeia permanece em estado de alerta máximo.

A Empresa Gas Connec Austria, que opera o gasoduto, disse que a explosão e o incêndio não afetam a distribuição de gás no território austríaco, mas que podem ocorrer redução no fluxo de gás para a Itália.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo