Scheidt luta pelo título da SSL Finals neste sábado (9)

Ao lado do proeiro Henry Boenning, o Maguila, bicampeão olímpico confirmou a vice-liderança na fase de classificação em Nassau e garantiu vaga direto na semifinal nas Bahamas.

O bicampeão olímpico Robert Scheidt (Carlo Borlenghi / SSL)

São Paulo (SP) – Robert Scheidt ratificou a vice-liderança da primeira fase da SSL Finals e, neste sábado (9), coloca novamente seu barco nas águas de Nassau para brigar pelo título. Com a boa colocação, o bicampeão olímpico e o proeiro Henry Boenning, o Maguila, entram direto na semifinal da competição. Ou seja, terão mais tempo para descansar e se preparar para buscar um lugar na final da competição. Antes, serão disputadas as baterias válidas pelas quartas de final.

No último dia de regatas da fase de classificação Scheidt e Maguila conseguiram um 5º, um 11º e outro 5º lugares. Com isso, terminaram a etapa na segunda colocação, com 52 pontos perdidos, contra 33 dos líderes Mark Mendelblatt/Brian Fatih, dos Estados Unidos, já classificados para a final. Em terceiro aparecem os italianos Diego Negri e Sergio Lambertenghi, com 60 pontos perdidos. O Brasil contava com mais seis velejadores na SSL Finals. Além das duplas Torben Grael/Guilherme Almeida e Lars Grael/Samuel Gonçalves, os proeiros Bruno Prada (velejando com o suíço Freddy Loof) e Arthur Lopes (formando dupla com o alemão Hubert Merkelbach) completam a lista. Nenhum avançou às fases decisiva.

Após as últimas três regatas da fase de classificação, Robert fez uma análise do desempenho da dupla. “Foi suado, foi difícil. Corremos três regatas e só acertamos na última. Não estamos bem no contravento, mas estamos nos recuperando no popa. Temos que deixar o barco muito bem regulado se quisermos chegar no americano (Mendelblatt). Espero que amanhã (sábado) o vento esteja mais constante. Vamos aproveitar a vantagem de descansarmos nas quartas de final”, afirmou o bicampeão olímpico, que tem patrocínio do Banco do Brasil e Rolex e apoio do COB e CBVela.

Robert e Maguila em Nassau (Carlo Borlenghi / SSL)

Histórico na SSL Finals – Campeão no ano de estreia da SSL Finals, em 2013, Scheidt disputa a primeira competição internacional após anunciar o encerramento do ciclo visando os Jogos de Tóquio, em 2020, na classe 49er. Ao lado de Henry Boenning, ganhou a medalha de bronze da competição no ano passado. Do total de quatro edições disputadas até agora, o bicampeão olímpico participou de três. Além do título em 2013, conquistado ao lado de Bruno Prada, e o bronze no ano passado com Maguila, Robert foi quinto colocado em 2014, também com Prada.

Robert Scheidt tem duas medalhas de ouro olímpicas (Atlanta/96 e Atenas/2004) e uma prata (Sidney/2000) na classe Laser, mais uma prata e um bronze na Star (Pequim/2008 e Londres/2012). Ao todo, são 11 títulos mundiais na Laser e três na Star. Na Rio/2106, terminou na quarta colocação. Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil e Rolex e apoio do COB e CBVela.

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

177 títulos – 86 internacionais e 91 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016. Em novembro de 2017, pela Star, conquistou a Taça Royal Thames.

Laser
– Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt em Sydney/2000

Star
– Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe

– Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012
Mais informações:

Site: www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo