Ford lança New Fiesta 2018 reestilizado a partir de R$ 56.690

Com visual renovado, hatch chega às lojas mais recheado e ganha tela multimídia de 6,5 polegadas no painel

Dianteira concentra principais mudanças de estilo do hatch (Foto: Divulgação)

Dianteira concentra principais mudanças de estilo do hatch (Foto: Divulgação)

Quatro anos após ser nacionalizado, o Ford New Fiesta recebe sua primeira reforma no mercado brasileiro, mas nada muito profundo. O compacto, chega à linha 2018 com preços entre R$ 56.690 até R$ 75.190 e uma leve reestilização, mas preservando a carroceria de sexta geração, revelada no Salão de Paris de 2008 e lançada por aqui no fim de 2010 – primeiro na carroceria sedã.

Com a plástica, o New Fiesta hatch ganha novidades importantes, mas perde o status de carro global, uma vez que a sétima geração acaba de estrear na Europa. Sorte que o projeto ainda é moderno e usa plataforma feita com aços convencionais e de alta-ultra resistência. Por sinal, a Ford aproveitou a reforma para reforçar o teto e incluir barras de proteção nas portas, numa tentativa de conquistar boa pontuação em um eventual crash test.

Lanternas mantiveram formato, mas agora trazem LEDs (Foto: Divulgação)

Lanternas mantiveram formato, mas agora trazem LEDs (Foto: Divulgação)

Frente ao modelo anterior, o New Fiesta 2018 traz upgrades bacanas, com destaque para a central multimídia Sync3, que traz uma tela de 6,5 polegadas sensível ao toque. O sistema é oferecido a partir da versão SE Plus automática, de R$ 62.390. Na versão intermediária SEL, o equipamento é de série e ganha as plataformas Android Auto e CarPlay. Já na topo de linha Titanium (R$ 71.190), a multimídia ganha GPS e câmera de ré integrada.

Grade “Premium”

Em estilo, a atualização do New Fiesta muda basicamente a dianteira, com a nova grade de silhueta côncava, algo visto em modelos mais caros — atualmente só o Peugeot 3008 possui grade de formato semelhante. O acabamento muda de acordo com a versão, trazendo preenchimento em preto e cromado. Os faróis mantiveram o desenho, mas agora contam com projetores e fios de LED no Titanium, deixando o visual mais sofisticado.

Tela de 6,5 polegadas do Sync3 é o destaque no alto do painel (Foto: Divulgação)

Tela de 6,5 polegadas do Sync3 é o destaque no alto do painel (Foto: Divulgação)

Na traseira, as lanternas continuam com o mesmo formato, mas agora trazem traços verticais de LED na seção principal. A solução pode causar estranheza, pois fica explícito que se trata de um facelift. Mas se as mudanças não revolucionam, ao menos adicionam algum frescor ao desenho já datado. Para os que curtem um visual mais destemido e jovial, o pacote Style vai agradar, com rodas aro 16 pretas e black piano no para-choques e nos retrovisores.

Por dentro, o New Fiesta é praticamente o mesmo de antes, exceto nas versões com o sistema Sync3, que agora oferecem duas entradas USB no console entre os bancos. Fora isso, tudo igual. As opções mais caras ostentam molduras estilizadas e revestimento em couro, enquanto elementos prateados nas saídas de ar e no entorno da alavanca do câmbio ajudam a realçar. O espaço não é dos melhores do segmento, que o diga o porta-malas de 281 litros.

Espaço interno não é dos melhores; com porta-malas de 281 litros (Foto: Divulgação)

Espaço interno não é dos melhores; com porta-malas de 281 litros (Foto: Divulgação)

Mesmas Mecânicas

A linha 2018 do New Fiesta mantém as opções mecânicas de antes, mas há uma boa nova: a versão Ecoboost, com o pequeno 1.0 turbo a gasolina de três cilindros e 125 cv, foi reposicionada para baixo (de Titanium para SEL), ficando mais palatável a R$ 69.790. O motor gera 17,3 kgfm de torque a 1.400 rpm e entrega um dos melhores desempenhos da categoria, o zero a 100 km/h levou 9,2 segundos.

Além do Ecoboost, o hatch oferece o 1.6 16V flex Sigma, com potências de 128 cv e 125 cv, e torques de 16 kgfm e 15,8 kgfm a 5.000 giros — sempre com gasolina e etanol. Este vem acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou o automático de dupla embreagem e seis marchas, que é padrão no turbo. É a caixa Powershift, mas a Ford eliminou o sobrenome e trocou componentes internos para reduzir o atrito e ampliar a durabilidade.

Só a versão Titanium têm os faróis com LEDs e projetores (Foto: Divulgação)

Só a versão Titanium têm os faróis com LEDs e projetores (Foto: Divulgação)

Apesar das mudanças superficiais, a Ford acredita no custo/benefício do New Fiesta dentro da categoria. Mesmo com anos de mercado, o hatch ainda é o único que oferece opção de sete airbags (na “salgada” Titanium Plus). Com a nova gama, o motor Ecoboost ganha força, mesmo sem os incrementos mais relevantes, como os faróis com projetores e LEDs. Resta saber se será o suficiente para encarar novos rivais como Fiat Argo e VW Polo.

Com facelift, hatch fica uma geração atrás do Fiesta europeu (Foto: Divulgação)

Com facelift, hatch fica uma geração atrás do Fiesta europeu (Foto: Divulgação)

Confira abaixo os preços e conteúdos de cada versão do Ford New Fiesta 2018.

Ford New Fiesta SE 1.6 flex Manual – R$ 56.690
Principais itens de série: faróis com máscaras negras, rodas aro 15 com calotas, direção elétrica, ar-condicionado, travas e retrovisores com acionamento elétrico, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, banco traseiro bipartido, airbags frontais, freios com ABS, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e cintos de três pontos, Isofix para cadeirinhas infantis, alarme, sensor de obstáculos traseiro, faróis de neblina, central Sync1 com visor monocromático e assistente de emergência (aciona o Samu).

Ford New Fiesta SE Style 1.6 flex Manual – R$ 59.590 (+ R$ 2.900)
O que adiciona: Rodas de liga leve aro 16 pintadas em preto, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), acabamento em preto brilhante na grade, moldura dos faróis de neblina e retrovisores laterais.

Ford New Fiesta SE Style Plus 1.6 flex Automático – R$ 62.390 (+ R$ 5.700)
O que adiciona: Câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas, sistema multimídia Sync3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), acionamento elétrico dos vidros traseiros e fechamento automático das portas em movimento.

Ford New Fiesta SEL 1.6 flex Manual – R$ 61.090
Principais itens de série: rodas de liga leve aro 15, ar-condicionado automático digital, controles de estabilidade e de tração (Advance Trac), assistente de saída em rampas (HLA), vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia Sync3 com tela de 6,5 polegadas, plataformas Apple CarPlay e Google Android Auto, e duas entradas USB.

Ford New Fiesta SEL 1.6 flex Automático – R$ 65.390 (+ R$ 4.300)
O que adiciona: Transmissão automática sequencial de dupla embreagem e seis marchas.

Ford New Fiesta SEL Style Ecoboost Automático – R$ 69.790 (+ R$ 8.700)
O que adiciona: motor 1.0 Ecoboost três cilindros com injeção direta de gasolina e turbocompressor, rodas de liga leve aro 16 pintadas em preto, acabamento preto brilhante nos retrovisores laterais, na grade dianteira e nas molduras dos faróis de neblina.

Ford New Fiesta Titanium 1.6 flex Automático – R$ 71.190
Principais itens de série: Sistema Sync3 com tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque com câmera de ré, GPS e plataformas Apple CarPlay e Google Android Auto, forração parcial em couro nos bancos, faróis com projetores e luzes diurnas em LED, lanternas com LEDs, rodas de liga leve aro 16 e computador de bordo.

Ford New Fiesta Titanium Plus 1.6 flex Automático – R$ 75.190 (+ R$ 4.000)
O que adiciona: Forração em couro nos bancos, sete airbags (duplos frontais, laterais e de cortina, um para os joelhos do motorista), partida do motor por botão (Ford Power), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo