Leiturinha explica a importância da representatividade na literatura infantil

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma das datas mais relevantes culturalmente do calendário nacional. Isso porque proporciona ao brasileiro uma reflexão sobre a importância de cada indivíduo se ver representado dentro de uma sociedade que, mesmo plural, ainda carrega preconceito e discriminação em sua história atual. Para as crianças, essa consciência da representatividade é essencial para um desenvolvimento mais saudável, e a literatura auxilia as famílias a conversarem e entenderem esse tema.

“Nos primeiros anos, principalmente na primeira infância, vivemos o auge do nosso aprendizado. Assim, tudo aquilo que os pequenos têm acesso, se torna base para seu desenvolvimento. Ou seja, se apresentamos apenas uma vertente da nossa realidade e da pluralidade que existe no nosso mundo, essas crianças se tornarão adultos que não serão capazes de enxergar a beleza e a riqueza de um mundo diverso e representado”, explica a psicóloga da Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, Sarah Helena de Souza Silva.

Por esse motivo, ainda de acordo com a psicóloga, é importante e cada vez mais necessário que a literatura infantil brasileira e mundial tenha a presença de personagens e autores que possam representar os leitores em toda a sua singularidade, para que desde pequenas as crianças consigam se enxergar dentro desse universo e entender sua importância na sociedade.

Para comemorar o dia da Consciência Negra, a Leiturinha apresenta agora a indicação de livros que mostram a importância da representatividade na literatura infantil!

Confira!

Dicas de leitura:

Foto: Divulgação

OBAX

Autor e ilustrador: André Neves

Editora: Brinquebook
Obax é uma garotinha muito valente, que adora correr pelas planícies das savanas e só voltava para casa quando tinha muitas histórias para contar! O problema é que suas histórias eram tão incríveis que ninguém acreditava nela. Chuva de flores, elefantes, volta ao mundo… Obax vivia suas aventuras sozinha, mas, que graça tudo isso tinha se não podia compartilhar seus feitos?! Ao final, todo mundo tem uma grande surpresa!

**********************

**********************

Foto: Divulgação

Zum Zum Zumbiiiiiiii

Autora: Sonia Rosa

Ilustradora: Simone Matias

Editora: Pallas
Esta obra traz a importante reflexão sobre a escravidão e a luta do povo africano na história do Brasil. Seu pequeno irá conhecer um pouco mais sobre o Zumbi dos Palmares, que é uma figura forte, muitas vezes até questionada, mas muito representativa do movimento de resistência negra no Brasil. Ele está presente nos livros e no calendário escolar dos pequenos de forma marcante e agora podemos levar esta reflexão para toda a família também. No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra e para reafirmar a importância do tema e da data, Zumbi está nessa coleção que une aprendizado a diversão.

**********************

Foto: Divulgação

Chico Juba

Autor: Gustavo Gaivota

Ilustrador: Rubem Filho

Editora: Mazza Edições

Chico tinha tanto cabelo que deixava gente caindo de inveja dele. Mas durante uma época, Chico não gostava muito da sua juba e decidiu fazer alguns experimentos com ela. Em cada experimento, o resultado era diferente. Até que um dia Chico fez uma ótima escolha: se aceitar e ser feliz como ele é.

A Leiturinha é o maior clube do livro do Brasil e tem uma equipe de especialistas em desenvolvimento infantil que seleciona todo mês os melhores títulos disponíveis no mercado editorial para crianças de 0 a 10 anos. A seleção dos livros segue uma linha de desenvolvimento, com leituras diferenciadas, atrativas e cada vez mais elaboradas, de acordo com o crescimento de cada pequeno leitor.

Para receber os Kits de livros da Leiturinha para o seu pequeno, acesse: www.leiturinha.com.br

Sobre a Leiturinha

Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 85 mil famílias, distribuídas em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e surpresinhas que complementam a leitura, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos. Para mais informações, acesse: www.leiturinha.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo