Mulheres organizam protesto contra aprovação de PEC 181 na Capital

Participantes estão mobilizadas contra medida que criminaliza aborto em casos de estupro ou de fetos anencéfalos.

Na próxima terça (14), o Coletivo Feminista Lídia Baís promove a passeata “Todas Contra 18” em protesto à aprovação da PEC 181/2015 pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O projeto originalmente ampliava direitos trabalhistas para mães de prematuros aumentando o tempo de licença-maternidade para essas mulheres. No entanto, a bancada fundamentalista fez uma emenda que protege o direito à vida desde a concepção. Caso seja aprovada no Senado Federal, os abortos que hoje são permitidos por lei, como em casos de estupro ou de fetos anencéfalos, passarão a ser inconstitucionais. Por conta dessa manobra, o projeto foi apelidado de Cavalo de Troia.

A PEC foi aprovada por 18 votos a 1. Todos os votos a favor são de homens. “É um momento delicado, as mulheres estão cada dia mais perdendo seus direitos. É contra isso que queremos nos manifestar”, explica a psicóloga Carlota Phillipsen.

A manifestação ocorre em consonância a diversos movimentos espalhados pelo Brasil que estão acontecendo essa semana, como passeatas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, por exemplo.

A concentração acontece às 18 horas, na praça Ary Coelho e a passeata deve ir até a Praça do Rádio. A organização informa que materiais para os cartazes como tintas, faixas e cartolinas serão disponibilizados no local.

Foi criado também um evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/287962298390980/

Serviço

Evento: Todos Contra 18 – Manifestação contra aprovação da PEC 181

Data e horário: 14/11/17 às 18 horas.

Local da concentração: Praça Ary Coelho, avenida Afonso Pena entre ruas 13 de maio e 14 de julho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo