Classe C30 rumo ao final da temporada de oceano em Ilhabela

Barcos retornam à raia no fim de novembro para última etapa da Copa Suzuki, começando pela esperada Regata Volta à Ilha - Sir Peter Blake.

Barracuda à frente na largada (Caio Ambrosio / Boat Shopping)

São Paulo (SP) – As tripulações dos velozes barcos da classe C30 preparam o retorno à raia para a última das quatro etapas da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de vela oceânica. A decisão da temporada começa com a desafiadora Regata Volta à Ilha, em homenagem ao navegador neozelandês Sir Peter Blake, bicampeão da America’s Cup e que visitou o Yacht Club Ilhabela na passagem pelo Brasil em 2001 com o veleiro Seamaster.

Sempre competitiva e extremamente equilibrada devido à semelhança entre os barcos e ao elevado nível das tripulações, a classe nos últimos anos vem apresentando domínio do Caiçara. Candidato ao tricampeonato consecutivo e também vencedor da tradicional Semana de Vela de Ilhabela de 2017, o Caiçara traz a expressiva marca de 14 vitórias em 16 regatas. Os duelos com o rival Caballo Loco têm sido frequentes neste ano na Capital Nacional da Vela.

O comandante Marcos de Oliveira Cesar costuma atribuir o bom desempenho do Caiçara aos treinos e à dedicação de sua equipe. “O esforço dos tripulantes e aprimoramento nos treinos fizeram a diferença na Semana de Vela. Espero que também façam na última etapa da Copa Suzuki, sempre muito disputada”. Na Volta à Ilha de 2016, o Caiçara cruzou a linha de chegada apenas 11 segundos à frente do Caballo Loco, após sete horas de regata.

Kaikias e Caballo Loco (Marcos Méndez / SailStation)

A flotilha paulista da classe C30 conta ainda com as embarcações: Barracuda, eCycle +Realizado e Kaikias, tripulado por representantes da Marinha do Brasil. Além da C30, a quarta e última etapa da Copa Suzuki contará com as classes: HPE 25, RGS, IRC e Bico de Proa. São esperados mais de 30 barcos nas regatas decisivas. A competição será concluída nos dias 2 e 3 de dezembro.

Classificação parcial da C30 na Copa Suzuki (26 regatas e 4 descartes)

1 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 27 pontos perdidos

2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 36 pp

3 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 56 pp

4 – Barracuda (Humberto Diniz): 71 pp

5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 92 pp

6 – Kaikias (Renata Dcnop): 100 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo