MegaRecall Global: Mitsubishi Pajero Full é convocado pela terceira vez no Brasil

Esse já é o quinto recall da marca por conta do defeito grave nos airbags; o reparo é gratuito

A Mitsubishi anunciou o terceiro recall do modelo Pajero Full  por conta da grave falha no airbag, que gerou o maior recall do mundo e já levou a mortes em outros países. Para não correr riscos, os proprietários dos carros convocados devem agendar uma visita a uma concessionária da marca para realizar a troca do insuflador da bolsa do airbag do passageiro. Desde 2015, a montadora já convocou cinco recalls desse tipo, envolvendo três modelos diferentes e mais de 48 mil carros.

Desta vez, o recall envolve unidades fabricadas entre  janeiro de 2010 e dezembro de 2012, com números de chassis (não sequenciais) de AJA00123 a DJA01120. Foram convocadas 5972 unidades do Pajero Full.

Segundo a fabricante, durante uma colisão frontal que resulte no acionamento do dispositivo poderá ocorrer a ruptura da carcaça do insuflador da bolsa do airbag com a projeção de fragmentos metálicos contra os ocupantes dos veículos, podendo gerar danos graves e fatais. O agendamento do serviço é gratuito e o reparo dura em média duas horas.

Pajero Full (Foto: Divulgação)

Pajero Full (Foto: Divulgação)

Outros carros convocados

Desde 2015, mais de 48 mil carros vendidos pela Mitsubishi no Brasil já foram incluídos no megarecall global de airbags fabricados pela empresa Takata. A primeira convocação, em julho de 2015, atingiu 33 unidades do Mitsubishi Eclipse GT. Destes, apenas um foi consertado até agora.

Em novembro do mesmo ano, outras 41 unidades do Lancer Evo apresentaram a falha, mas só quatro já passaram pelo reparo, que é gratuito e não tem data limite para ser feito. Em junho de 2016, a montadora convocou o maior recall do tipo no país: 29.014 unidades da picape L200 Triton. Até o momento, porém, apenas 25% do total (7.292 unidades) já não apresentam mais risco.

Ainda em 2016, o primeiro recall do Pajero Full: 19.104 unidades teriam que voltar para as oficinas autorizadas. Apenas 7.556, porém, já foram consertadas. Em abril deste ano, a montadora ampliou a convocação para mais 7.826 unidades do SUV, nenhuma reparada até o momento. Os dados fazem parte do balanço do Procon-SP, com base em números informados periodicamente pela própria empresa.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo