Famasul avalia positivamente projeto de expansão da Ferroeste

A ferrovia, permitiria o escoamento da safra agrícola entre Maracaju (MS) até Paranaguá (PR). – Foto: Divulgação

A fase de consultas públicas referente ao projeto de construção de uma ferrovia ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá (PR) foi finalizada nessa segunda-feira (18). Na avaliação da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, que participou do encontro no município de Mato Grosso do Sul, a iniciativa de expansão é positiva para o desenvolvimento do setor produtivo.

“A proposta em relação à malha ferroviária pela Ferroeste é benéfica ao Agro, uma vez que atende a atual necessidade de redução de tempo e custos do escoamento da safra agrícola para o moderno e melhor estruturado Porto de Paranaguá”, destaca a coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.

Para a coordenadora tal medida proporcionará desoneração do custo logístico e maior competitividade ao setor em função da oferta de novos modais.

A próxima etapa é o Governo do Paraná lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no qual grupos nacionais e estrangeiros terão 60 dias para se habilitarem e manifestarem interesse em desenvolver os estudos técnicos e de viabilidade econômica e financeira da ferrovia.

“Não tenho dúvida que esse projeto ferroviário, ligando Dourados a Paranaguá, dá um salto muito grande na viabilidade econômica de Mato Grosso do Sul no quesito transporte. Hoje o Porto de Paranaguá opera com uma capacidade de 45 milhões de toneladas/ano, e o planejamento deles é elevar, até 2030, para 80 milhões de toneladas”, afirmou Marcelo Miglioli, secretário estadual de Infraestrutura.

O secretário destacou ações do Governo do Estado, como a implantação da Rota Bioceânica, a Rota de Integração Latino-Americana (RILA).

Durante a consulta pública, o diretor de Produção da Ferroeste, Rodrigo César de Oliveira, lembrou que Mato Grosso do Sul e Paraná respondem por quase 30% da produção de grãos no Brasil.

A Ferroeste, empresa de sociedade mista ligada ao Governo do Paraná realizou quatro consultas públicas para explicar para empresários e políticos o que prevê o projeto da ferrovia. No total, a ferrovia terá cerca de 1000 quilômetros, distribuídas em dois trechos, sendo o primeiro ligando o Porto de Paranaguá a Guarapuava e o segundo entre Dourados e Cascavel (PR), passando por Guaíra (PR).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo