Incêndios florestais atingem áreas na Espanha e em Portugal

Bombeiros combatem incêndio florestal no Nordeste da Espanha – Foto: Spanish Defence Ministry/UME/Luismi Ortiz/Handout / Reuters

Incêndios florestais estão devastando desde quinta-feira (12/10) imensas áreas de Portugal e da Espanha e os bombeiros de ambos os países estão tendo dificuldades para controlar as chamas, que permanecem fora de controle. Até o momento as autoridades confirmaram a morte de 35 pessoas e disseram que mais de 50 pessoas ficaram feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um balanço preliminar da Defesa Civil de Portugal informou que 31 pessoas morreram e que outras 51 ficaram feridas. As chamas estão atingindo florestas que ficam localizadas nas regiões Central e Norte do país.

O Jornal Diário de Notícias informou agora a pouco que dos 51 feridos, 15 permanecem internados em estado grave em hospitais. O número de desabrigados ainda não foi divulgado.

Bombeiros tentam conter o incêndio em Óbidos, em Portugal – Foto: Armando Franca/ AP

As mortes em território português ocorreram nas cidades de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu. A recomendação das autoridades é para que todos deixem imediatamente os imóveis que estão na rota dos incêndios.

Ao todo, trabalham no combate às chamas, 3,8 mil bombeiros e socorristas, que tentam conter os 54 focos de incêndio ativos registrados no país. Ainda não há previsão de quando o fogo será controlado.

As autoridades portuguesas determinaram a interdição imediata de 16 rodovias e estradas e a retirada de 5 mil pessoas que permanecem em áreas que podem ser atingidas pelas chamas, que estão se alastrando rapidamente.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o Governo de Portugal decretou estado de emergência em todas as regiões ao Norte do Rio Tejo.

Meteorologistas informaram que as fortes rajadas de vento, provocadas pela Tempestade Ofélia, que está atingindo a Europa, fez com que as chamas se alastrassem rapidamente. No domingo (15/10) os bombeiros portugueses registraram cerca de 440 focos de incêndio no país.

Polícia inspecionam carro onde foram encontrados os corpos de duas mulheres em Pontevedra, no Nordeste da Espanha – Foto: Lalo R. Villar/AP

Espanha

Na Espanha, quatro pessoas morreram em decorrência dos incêndios florestais, que estão atingindo áreas que ficam localizadas na Região Norte do país.

Bombeiros espanhóis encontraram em uma estrada em Pontevedra, na Galícia, os corpos de duas mulheres dentro de um carro, que foi queimado. Na mesma região, um idoso de 70 anos morreu quando tentava salvar os animais de sua fazenda.

Os incêndios estão se propagando muito rapidamente em toda a Península Ibérica. Autoridades portuguesas e espanholas não descartam a possibilidade de pedir ajuda internacional para conter as chamas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo