A Biometria a Serviço da Segurança

A biometria, aos poucos, está se tornando parte do nosso dia a dia, principalmente quando o assunto é segurança. As instituições bancárias já estão implementando soluções do tipo para saque e consulta de dados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está fazendo o cadastramento biométrico dos eleitores para evitar fraudes nas próximas eleições e empresas têm aderido a essa tecnologia para assegurar a entrada e saída de colaboradores e visitantes, evitando o acesso de pessoas não autorizadas às suas dependências.

Em relação ao acesso às organizações, a segurança ainda costuma ser feita por meio de um cadastro simples com apresentação do RG ou carteira de habilitação. Porém, sabemos que esses documentos podem ser falsificados ou furtados, permitindo a entrada de pessoas desconhecidas. Para garantir que esse tipo de equívoco não ocorra, a biometria pode ser uma solução viável, já que é baseada no que as pessoas são, seja ela facial ou digital, e não no que elas carregam, como os documentos.

No caso da biometria facial, além de ter um alto grau de precisão, a ferramenta não precisa ter hardwares específicos para seu funcionamento e pode ser utilizada em qualquer smartphonetablet ou webcam, democratizando assim seu uso para mais empresas, independente de seu tamanho ou faturamento.

O único desafio para a implementação da solução é a angulação da face e o excesso de luminosidade, questões que podem prejudicar o reconhecimento facial. O indivíduo que se submete ao cadastro facial precisa estar de frente para a câmera e sem muita de luz ao fundo, para não correr o risco de escurecer o rosto, garantindo assim que os pontos da face sejam lidos de maneira adequada.

A utilização da biometria facial pode ser comparada ao surgimento dos telefones celulares. As pessoas foram se habituando com suas funcionalidades e, hoje em dia, os smartphones são indispensáveis no nosso cotidiano. O mundo todo já está começando a entender os benefícios dessa inovação e seu leque de usabilidade em diferentes setores.

Por fim, sabemos que o brasileiro é ávido por tecnologias inovadoras, e tenho certeza que, em pouco tempo, a biometria facial estará disponível em diversos lugares. Bem-vindos ao futuro!

*Danny Kabiljo é CEO e fundador da FullFace, startup brasileira que criou um sistema de reconhecimento facial que facilmente se integra a hardwares e softwares facilitando processos de autenticação biométrica facial web e mobile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo