Líder MS III: Sistema Famasul inicia programa de especialização em liderança

Curso de especialização em Liderança Empreendedora tem 40 profissionais de MS.

Foto: Divulgação

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS iniciou nesta sexta-feira (22) a terceira edição do Líder MS – Curso de Especialização em Liderança Empreendedora, em Campo Grande.

O curso, que compõe a AERMS – Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, é realizado pelo Senar/MS e Famasul e tem como finalidade principal fomentar lideranças empreendedoras do agronegócio do estado.

Os 40 alunos que participam desta edição atuam em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul e foram recepcionados pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, que abriu a programação dando boas-vindas.

Saito, que foi aluno da primeira edição do programa, falou a respeito da sua trajetória de produtor rural a presidente do Sistema Famasul, pontuando a importância da dedicação ao coletivo.

“A proposta individual é necessária em nossas vidas, mas não podemos nos esquecer que as iniciativas voltadas à coletividade refletem em benefícios mais eficazes e duradouros”, disse fazendo referência aos integrantes que compuseram a mesa de honras da solenidade: o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; e o secretário de Estado de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

“Trago como exemplo a nossa experiência como produtores rurais que, após algum tempo de convivência, amizade e troca de experiências, passou a acreditar que poderia contribuir com o município e, assim, alguns começaram a atuar nos sindicatos rurais, nas cooperativas, fundações de pesquisa, dentre outras áreas novas para nós.”

Saito, que foi presidente do Sindicato Rural de Itaporã nas gestões de 2002 a 2005 e de 2008 a 2011, presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema), de 2008 a 2010, e presidiu a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) de janeiro de 2014 a agosto de 2015, reforçou a motivação vivenciada pelo grupo de amigos.

“Sempre foi a necessidade de avançar e contribuir de forma mais ampla com os produtores rurais do nosso estado. Em todos esses momentos, apesar das divergências de opinião, que é natural em todo grupo e amizade, continuamos unidos, com propósitos coletivos”, destacou Saito.

Os participantes também assistiram a apresentação do secretário de Estado de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que falou sobre sua atuação como produtor rural e representante de Estado.

“O papel das lideranças do Agro no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil é uma discussão profunda e necessária. Nosso país precisa investir em competitividade e ter mais clareza comercial, pois são questões que batem a nossa porta.”

O diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, salientou a importância que a formação de líderes pode proporcionar ao Agro. “É fundamental, em qualquer instituição, a alternância de comando, para que cada representante exerça o seu melhor em prol do setor. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que existam novos líderes.”

O vice-presidente da Federação, Nilton Pickler, pontuou: “Acompanhei as edições anteriores do Líder MS e, por isso, conheço a importância e o resultado da iniciativa.”

O professor do curso de especialização, Fernando Curi Peres, explica o funcionamento do Líder MS: “a intenção do programa é mostrar a vocês as várias faces de interação do Agro com a sociedade em geral e também verificar como é possível aumentar o capital humano e social do setor produtivo em Mato Grosso do Sul.”

Participaram, ainda, da abertura a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido; a 2ª diretora tesoureira da instituição, Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; e o diretor técnico, Renato Roscoe.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo