Intensos tiroteios deixam moradores do RJ presos dentro de casa e reféns do caos

Favela da Rocinha no Rio de Janeiro – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou na manhã desta sexta-feira (22/09), a informação de que policiais da corporação e da Polícia Civil foram mobilizados para atender a mais uma ocorrência e tiroteio nos morros da capital, principalmente na Rocinha. Uma menina foi baleada e levada às pressas a um hospital da região.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Rio de Janeiro, os tiroteios começaram por volta das 09h35min (horário de Brasília) de hoje, quando criminosos atiraram contra policiais que faziam o patrulhamento na Favela da Rocinha. Os policiais militares e civis reagiram e houve troca de tiros.

Também foram registrados tiroteios nos Morros do Alemão, de Dona Marta, da Vila Kennedy, do Chapéu e da Mangueira. O número de vítimas (mortos e feridos) ainda não foi divulgado.

O Governo Federal determinou que tropas do Exército cerca as comunidades onde estão ocorrendo tiroteio e que todos os moradores sejam revistados antes de deixarem a área.

Testemunhas disseram que muitos moradores entraram em pânico e que preferiram permanecer dentro das casas, apesar do intenso tiroteio.

Nos Complexos da Maré e do Alemão dois jovens ficaram feridos por balas perdidas, mas ambos foram socorridos e encaminhados a hospitais. O estado de saúde dos dois rapazes é considerado estável.

Na Favela da Rocinha, criminosos fortemente armados com fuzis efetuaram diversos disparos contra policiais que cercam a comunidade desde o início da manhã de hoje. O Batalhão de Choque da Polícia Militar está realizando uma operação em toda a região.

Nas redes sociais, moradores informaram que suspeitos foram vistos fugindo da favela em direção ao Alto da Boa Vista, passando pela Vista Chinesa, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que por causa dos tiroteios, a Autoestrada Lagoa-Barra teve que ser interditada entre o Fashion Mall e a Praça Sibelius. Essa rodovia é a principal ligação entre a Zona Sul e a Zona Oeste da cidade. O Túnel Zuzu Angel também foi fechado e alguns motoristas estão retornado na contramão.

Há relatos de que ônibus e carros foram incendiados por criminosos no Rio de Janeiro e que os bombeiros estão tendo dificuldades para atender as ocorrências devido ao tiroteio.

Na Favela da Rocinha, todas as escolas públicas foram fechadas e cerca de 2,5 mil alunos estão sem aula. Duas creches também foram fechadas, assim como os postos de saúde, que interromperam os atendimentos.

Muitos moradores estão neste momento abrigados dentro da 11ª Delegacia de Polícia (DP), que fica localizada na Rocinha. Repórteres e cinegrafistas também tiveram que se abrigar no local.

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha foi atacada, mas até o momento não há registro de vítima entre os policiais.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que alguns suspeitos estão fugindo das favelas e entrando nos bairros de Botafogo e da Urca, ambos na Zona Sul da cidade. Moradores da região estão assustados e estão preferindo permanecer trancados dentro das casas e dos apartamentos.

Especialistas ouvidos pela equipe de reportagem disseram que o clima é de guerra civil na cidade do Rio de Janeiro, com grupos rivais atacando uns aos outros, e as polícias civil e militar tentando manter a ordem nas regiões onde o tráfico de droga ainda impera.

Até o momento foram apreendidos na Favela da Rocinha dois fuzis, duas pistolas, três granadas, diversos tipos de munição, além de uma farta quantidade de drogas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo