Estudo de caso internacional discute fraude em medição de energia elétrica

Programa de reabilitação de redes implantado no Tajiquistão obteve resultados positivos na mitigação de perdas, provendo redução de 7%. Case será apresentado em evento de utilities na semana que vem em São Paulo.

Anualmente as distribuidoras de energia elétrica registram números elevados em perdas na distribuição. O prejuízo é registrado principalmente nas perdas comerciais. Para minimizar os efeitos da questão, as concessionárias buscam soluções de combate a furtos e de modernização tecnológica das redes.

O problema não ocorre somente no Brasil, conforme explica o gerente de smart grid da Hexing Energy do Brasil, Samuel Mendes. “Pensamos que em outros países a situação de mercado seria diferente, mas os problemas são os mesmos. O que muda são os recursos disponíveis e os aspectos regulatórios, mas a essência do problema é a mesma”. O Grupo Hexing desenvolve produtos e sistemas de medição inteligente de energia e passou a atuar no Brasil após adquirir a Eletra Energy, em 2013. A empresa, que é referência no mercado de smart grids, é expositora e principal patrocinadora da LAUW 2017.

Mendes é um dos palestrantes da 15ª Latin American Utility Week e apresenta o “Estudo de Caso Internacional para Proteção de Receita”, no dia 20 de setembro, às 10 horas. O case a ser relatado no evento é sobre o programa de reabilitação de redes implantado pelo Grupo Hexing na cidade de Khujand, no Tajiquistão. Com o objetivo de promover restauração de rede elétrica e a otimização de seu desempenho, foram instalados 100 mil medidores na cidade, além de equipamentos de comunicação, sistema de balanço de energia, integração e sistemas analíticos desenvolvidos pelo grupo.

De acordo com Mendes, o resultado foi a redução das perdas para um número abaixo de 7%, o que pode ser considerado praticamente perda técnica. “Atingimos esse índice utilizando dados obtidos na medição inteligente e no tráfego, para prover informações a um sistema analítico. Além dos equipamentos, pensamos também na parte construtiva da rede, realizando uma blindagem de todos os ramais e do sistema de medição em si para que seja possível evitar as fraudes”.

O estudo de caso é parte da programação da conferência que acontece durante a 15ª Latin American Utility Week, de 19 e 21 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento reúne também empresas representativas da cadeia de fornecimento de tecnologia, equipamentos e serviços para o setor de utilities dentro de quatro eixos temático: Smart Grids & Medição, Cidades Inteligentes, Renováveis e Água & Gás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo