Senar/MS: Programa de Aprendizagem Rural capacita jovens em Caarapó para mercado de trabalho

Curso de Aprendizagem Mecânico de Manutenção de Tratores Agrícolas já formou uma turma e prepara novos jovens para trabalho de mecanização agrícola.

Foto: Divulgação

Com o aumento da tecnificação da indústria mecânica e a busca pela otimização dos recursos humanos e físicos na produção de bens e insumos, a qualificação dos trabalhadores é um dos diferenciais no índice de produtividade do campo. A partir dessas perspectivas, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, desde julho promove o curso de Aprendizagem Mecânico de Manutenção de Tratores Agrícolas, em Caarapó.

A iniciativa é uma parceria com o sindicato rural do município e com uma empresa que atua no segmento agrícola de produção de cana-de-açúcar. A segunda turma de aprendizagem conta com a participação de 10 jovens aprendizes contratados pela empresa. A capacitação terá duração de um ano, e as atividades teóricas, práticas e vivências profissionais acontecerão na própria empresa.

“É uma satisfação muito grande para o Sistema Famasul colaborar e ofertar turmas de aprendizagem. O alinhamento entre as instituições é fundamental para o êxito do setor, oportunizando a melhoria de mão de obra rural”, destaca a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

“O Brasil é um país eminentemente de produção primária, cuja atividade agrossilvipastoril tem a rotina diária de manuseio e reparação de máquinas e implementos agrícolas, de acordo com a atividade produtiva executada”, complementa.

Para o gerente de Recursos Humanos da empresa, Marcelo Avanzi, a oportunidade ofertada aos jovens vai ao encontro das responsabilidades do empreendimento com sua preocupação em qualificar uma mão de obra atenta às necessidades do setor sucroenergético.

“Abrimos as portas para os alunos obterem conhecimento na prática, além de ser uma renda para inicialização profissional. Existe aí o compromisso social. Conforme a capacidade, acontece a incorporação. Mas, o importante é que eles saiam daqui preparados para colaborar com outras corporações. Existe carência de mão de obra especializada e, quando se refere a relação custo-benefício, a manutenção é uma área fundamental para o sucesso de uma companhia”, declara.

O presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Antônio Maran, ressalta: “Temos muita demanda para esse setor que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do município, fortalecendo nossa força de trabalho, uma vez que importamos profissionais de Juti e Naviraí, por exemplo”.

A procuradora, Cândice Arosio, destaca que o Ministério Público do Trabalho aprova a inciativa e espera que a oportunidade seja proveitosa. “O programa tem essa característica, esse viés de qualificar e oportunizar melhorias para empresa e jovens aprendizes”, pontua.

“O curso está voltado para formar o aprendiz nas profissões demandadas pelas empresas e visa trabalhar as competências básicas, específicas e de gestão necessárias à realização, com pró-atividade, autonomia, segurança e qualidade, das atividades inerentes ao exercício da profissão”, afirma a coordenadora do Programa de Aprendizagem Rural do Senar/MS, Elisa Rodrigues.

“A programação irá abranger as principais competências da ocupação possibilitando que o participante alie conhecimento e prática, respeitando os limites de profundidade de conteúdo, uma vez que se trata de qualificação básica, que abre caminhos para ofertas formativas complementares”, conclui.

Quer saber mais sobre o Programa de Aprendizagem Rural? Procure o Sindicato Rural de seu município. Mais informações pelo telefone: (67) 3320-6918.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo