Talibã exige a retirada de todos os militares dos EUA do Afeganistão

Soldado da Marinha dos EUA durante exercício militar em Helmand, no Afeganistão – Foto: Omar Sobhani/Reuters

O Grupo Talibã divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira (15/08) exigindo dos Estados Unidos (EUA) a retirada imediata de todos os soldados norte-americanos do Afeganistão, alertando que o presidente Donald Trump deve parar de seguir conselhos dos “fantoches’ em Cabul, capital do país.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Pentágono está finalizando novas estratégias para o Afeganistão, as quais incluem o envio de aproximadamente 4 mil militares norte-americanos, que serão incorporados as tropas da coalização internacional da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O plano do Pentágono foi recebido com ceticismo pelo Presidente Donald Trump e assessores, que há anos vem criticando as constantes intervenções norte-americanas em outros países.

Experiências anteriores mostraram que enviar mais tropas ao Afeganistão não resultará em nada além de mais destruição do poderio militar e econômico americano“, diz parte do comunicado do Talibã.

O Talibã tenta a todo custo restaurar o governo ditatorial no Afeganistão, cujos representantes reprimiam com violência a população, incluindo crianças.

Insurgentes do Talibã vem constantemente realizando campanhas militares cada vez mais violentas contra o governo afegão, aliado dos EUA, que em 2001 derrubou-os do poder.

No longo comunicado, o Talibã criticou o atual governo do Afeganistão, o qual classificou como fantoches”, “líderes mentirosos e corruptos” e “vendidos repugnantes”, que estão aliados ao governo norte-americano para destruir os afegãos, sua cultura e sua moral.

No comunicado, o Talibã explica que que os insurgentes do grupo têm evitado tomar grandes cidades do país para evitar baixas de civis inocentes.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo