Programa Rota do Sabor avança e define cinco linhas de produção

Nesta terça-feira (15), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad visitará uma das propriedades do Programa para acompanhar a coleta de solo para análise.

Foto: PMCG/Divulgação

O Programa Rota do Sabor tem movimentado e ajudado a desenvolver a agricultura familiar na região da Chácara das Mansões, em Campo Grande. Os trabalhos da futura cooperativa vão contemplar cinco modalidades de produção: psicultura, avicultura (frango caipira), horticultura, fruticultura e mandiocultura. Hoje (14), às 19h, os produtores receberão uma capacitação da Uniderp para obter orientações para coleta de amostras de solo. Com os resultados da análise laboratorial que será promovida pelo Iagro, os produtores receberão recomendações de alunos e professores do curso de Agronomia da universidade. Nesta terça-feira (15), o prefeito Marquinhos Trad vai acompanhar a coleta em uma das propriedades envolvidas.

Em pouco mais de dois meses, o programa, que tem o objetivo inicial de profissionalizar a produção de hortifrútis da localidade e reduzir a evasão de Produto Interno Bruto (PIB), saltou de 13 produtores rurais interessados para 40. Atualmente, o grupo trabalha para formalizar uma cooperativa, que está situada, provisoriamente, na Colônia de Férias da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Após a formalização, a organização será incubada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Foto: PMCG/Divulgação

“Por estarmos tão próximos dessas famílias, temos a responsabilidade de ajudar a desenvolver os negócios que sustentam a região. Queremos inovar o setor produtivo de Campo Grande, por meio da profissionalização desses pequenos produtores rurais, e como boa parte da produção será absorvida pelo município, isso vai garantir que o dinheiro circule na Capital, movimentando nossa economia e ajudando essas famílias de produtores a prosperarem”, contribui o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

Maurício Akamine é produtor de hortaliças, como alface, almeirão, couve, rúcula e repolho já faz planos de expansão. “Temos plantados três hectares e pretendemos aumentar a produção em mais três. Esse projeto é o que estava faltando para nos auxiliar e tirar nossos planos do papel”, colaborou.

O Programa Rota do Sabor foi lançado no dia 02 de junho, e é fruto de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc), universidades Uniderp e UFMS, e a Associação dos Moradores da Chácara das Mansões (AMCM).

Foto: PMCG/Divulgação

Serviço:

Orientações sobre coleta de solo

Data: 14/08 – 19h

Local: Colônia de Férias da ACICG – Rua Mascote, s/n, Chácara das Mansões – saída para São Paulo, BR 163 – Km 456.

Coleta de solo acompanhada pelo prefeito

Data: 15/08, 8h30

Local: Chácara Coqueiral – Rua Tatuapé, s/n, Chácara das Mansões (atrás da Escola Municipal Darthesy)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo