Liberação da aplicação em farmácias pode reduzir preços das vacinas

Farmácias de MS já se preparam para atender a demanda

A resolução que já passou por consulta pública e agora está sob análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode liberar em breve as farmácias a aplicarem vacinas de todos tipos. Muito mais do que os benefícios econômicos, a avaliação de especialistas é que a medida pode elevar o nível de imunização do Brasil, trazer segurança e rapidez para a população e estimular o segmento. Entre os impactos imediatos, caso aprovada a resolução, está a queda nos preços.

“Em Mato Grosso do Sul já temos dez consultórios farmacêuticos adaptados para realizar este tipo de serviço. Antecipamo-nos quanto à aprovação para atendermos de imediato, assim que liberada as vacinas nas farmácias. Além disso, investimos em atendimento humanizado, fazendo o acompanhamento dos pacientes, contribuindo diretamente com os serviços médicos, tirando dúvidas e auxiliando na medicação adequada”, pontua a superintendente da Drogaria São Bento, Flávia Buanain.

Para Flávia, tal medida pode estimular a competitividade do setor. “Com o aumento de empresas autorizadas a realizar este tipo de procedimento, haverá, consequentemente, a queda nos valores da vacina”.

As informações da Agência Brasil mostram que a Anvisa está elaborando a regulamentação que trata sobre os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação no país.

Segundo a Anvisa, a permissão para farmácias disporem de vacinas está prevista na Lei nº 13.021/2014, que trata sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, e, com ela, a regulamentação vigente sobre o controle sanitário para estabelecimentos privados de vacinação, se tornou insuficiente para farmácias e drogarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo