Peugeot 208 e 2008 ganharão câmbio automático de seis marchas

Modelos terão a mesma transmissão de Citroën C3 e Aircross

Peugeot 208 2017 (Foto: Divulgação)

A letra já estava dada, quando, há dois meses, Citroën C3 e Aircross ganharam um câmbio automático de seis marchas mais moderno que o anterior de quatro. Agora chegou a vez de alguns modelos da Peugeot também passarem pela mesma atualização. Tanto o hatch 208 quanto o SUV compacto 2008 receberão a nova transmissão automática nos próximos meses.

A mudança foi confirmada pelo Inmetro, que, ao atualizar a tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (Conpet), acabou “vazando” a informação antes mesmo da fabricante fazer o anúncio. De acordo com o documento, a nova transmissão estará presente nas versões Allure e Griffe do compacto equipado com o motor 1.6.

O curioso é que, segundo o programa, a mudança parece prejudicar o consumo do modelo na cidade. Com etanol no tanque, por exemplo, o hatch alcançou uma média com 7,7 km/l no ciclo urbano e 9,3 km/l na rodoviário. Com a antiga caixa de quatro marchas, esses números eram 8,1 km/l e 9,1 km/l, respectivamente.

Quando abastecido com gasolina, o comportamento é praticamente o mesmo. Na cidade o hatch aferiu um consumo de 11 km/l e na estrada 13,2 km/l, enquanto o modelo anterior fazia respectivamente 11,7 km/l e 13 km/l.

Com esse desempenho, o hatch, que antes possuia o selo CONPET  de Eficiência Energética, não o traz mais.

Peugeot 2008 (Foto: Divulgação)

Já na linha do 2008, a nova caixa estará presente nas versões Allure, Griffe e também na aventureira Cross. Todas equipadas com motor 1.6 16V.  No SUV compacto, no entanto, a troca do câmbio parece ter contribuído para uma pequena melhora nos níveis de consumo do carro, especialmente com etanol. Com o combustível vegetal, o 2008 fez 7,5 km/l e 9,2 km/l na estrada, médias que antes eram de 7,4 km/l e 8,6 km/l. Já com a gasolina, o modelo foi um pouco pior na cidade: registrou uma média de 10,7 km/l com o novo câmbio, sendo que antes esse núemro era de 11 km/l.

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