Projeto de Ônibus Elevado na China é cancelado sob suspeita de fraude de investimentos

Pista de testes na província chinesa de Hebei foi demolida; Site da empresa de tecnologia responsável está fora do ar

Transit Explore Bus

O projeto da empresa TEB Technology em parceria com o governo chinês de desenvolver um ônibus elevado capaz de passar por cima dos carros foi oficialmente descartado. Segundo o site Ejinsight, autoridades de Qinhuangdao, na província chinesa de Hebei, solicitaram a demolição da pista de testes. O protótipo em tamanho real foi testado pela primeira vez no fim do ano passado, quando foram avaliados os sistemas de freios, aceleração e consumo de energia.

O sistema, batizado de Transit Elevated Bus (TEB), foi projetado para permitir que um ônibus ferroviário de 22 metros de comprimento e 4,2 metros de altura ficasse acima do tráfego rodoviário, “deslizando” sobre os carros. O ônibus é apoiado por duas colunas que correm ao longo de trilhos colocados nas laterais da estrada.

Segundo a agência de notícias China News Service, operários que trabalharam na demolição da pista afirmaram que o arrendamento do local expirou no dia 31 de julho deste ano. A TEB Technology supostamente tentou ampliar o contrato de arrendamento, mas o pedido foi recusado pelas autoridades locais.

Especula-se que a empresa Huaying Kailai, que é acionista da TEB Technology, aproveitou o projeto de parceria público-privada para conseguir empréstimos diretos do governo secretamente. Os rumores levantaram suspeitas de fraude de investimento, que agora ficam mais fortes com o cancelamento repentino do projeto. Além disso, o site da empresa responsável saiu do ar sem deixar rastros.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo