Lar com jeitinho antigo, mas cheio de estilo

Cimento queimado confere um ambiente todo charmoso às residências. Técnica versátil pode ser aplicada no piso ou na parede em 10 passos

Foto: Divulgação

Em construções ou reformas, a inovação no design de interiores não tem que estar atrelada exclusivamente a investimentos em materiais sofisticados. Para quem gosta do estilo retrô, o cimento queimado pode ser uma boa pedida para criar um ambiente todo charmoso e aconchegante. A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas, sem perder o ar rústico e artesanal.

Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais. E para quem gosta de colocar a mão na massa, o site Mapa da Obra oferece dicas de aplicação do cimento queimado, inclusive com orientações para evitar trincas e fissuras após a aplicação. Seja para piso ou parede, o processo de aplicação é o mesmo, basta usar os materiais e ferramentas adequadas e seguir os 10 passos que consta no link do site.

Manutenção, limpeza e cuidados

Para manter a superfície com cimento queimado limpo sempre bonita, o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água diminui a porosidade da superfície e evitam a absorção de fungos e de sujeira. Antes da resina, é indicado passar uma base protetora com o auxílio de um rolo, pincel ou pistola. Recomenda-se aplicar a resina em duas demãos, respeitando o intervalo de 12 horas entre elas. A manutenção com este produto deve ser feita a cada três anos.

Foto: Divulgação

Outra opção, mais econômica, é a cera, ou até mesmo o verniz, empregados semanalmente. Também é possível recorrer a serviços especializados de polimento, realizados com ferramentas diamantadas, que garantem uma superfície lisinha. Por ser um piso poroso, é recomendado impermeabilizar logo após a obra.

Para limpeza, o ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza. A superfície nunca deve ficar molhada, do contrário outras sujeiras irão grudar.

Em casos de manchas, uma alternativa é lixar a parte superficial do cimento queimado com uma lixa fina. Isso deve ser feito com muita atenção para não danificar ou desnivelar o piso. Também é importante evitar o uso de produtos abrasivos, que podem causar riscos difíceis de serem removidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo