Abertura da XI Semana do Cooperativismo reúne mais de 700 pessoas

Foto: Divulgação

Na noite do dia 23 de junho, a cidade de Dourados recebeu a abertura da XI Semana do Cooperativismo, que é promovida pelo Sistema OCB/MS em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento contou com a presença de autoridades, lideranças cooperativistas e políticas, que foram recebidas pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis que fez uma homenagem ao Sakae Kamitani, presidente da Copasul, que faleceu em janeiro desse ano.

“Esse vídeo mostra a importância de seu Sakae para o cooperativismo do nosso Estado e este ano é o primeiro Dia Internacional do Cooperativismo que passamos sem ele, que com certeza estaria na primeira fila”, lembrou Régis. O presidente ainda fez uma apresentação sobre os números do cooperativismo, no mundo, no Brasil e em especial no Mato Grosso do Sul.

O governo do estado lançou o Procoop- Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul durante o evento e o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck apresentou o programa.

“Há dois anos o governador Reinaldo disse que o cooperativismo era importante para a nossa economia e nos solicitou um programa para fomentar esse modelo econômico. O Procoop é uma ação conjunta do governo com a OCB/MS, pois conhecendo melhor o cooperativismo aprendemos que o melhor é sempre fazer juntos”, declarou o secretário.

Logo após ocorreu a assinatura do termo de cooperação técnica que entre si celebram a Secretaria Semagro e Sistema OCB/MS.

Foto: Divulgação

Demais autoridades prestigiaram o evento e enalteceram a importância do cooperativismo na economia e sociedade, como o presidente o deputado estadual, Professor Rinaldo, a prefeita de Dourados, Délia Razuk, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, Chefe Geral da Embrapa Agropecuária, Guilherme Asmus, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul, Ricardo Sena.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, comentou mais sobre o Procoop e destacou as ações que serão implementadas. “Vivemos a maior crise econômica no Brasil e o MS foi um dos poucos Estados que conseguiu produzir e o cooperativismo contribuiu com isso, pois é um modelo de negócio viável para diversas atividades e temos que fomentar cada vez”, declarou o governador.

Na sequência, o advogado Guilherme Frederico de Figueiredo Castro lançou o livro “tributação das sociedades cooperativas”, que extraiu conclusões interessantes quanto aos que lidam com essa matéria no dia a dia da experiência jurídica.

“Atendemos cooperativas há muitos anos e vemos a dificuldades nessa área e por isso foi o meu tema de pesquisa no mestrado e agora tenho muita satisfação em lançar o livro”, declarou o advogado.

Logo após, doze cooperativas receberam o certificado de Responsabilidade Social pela participação na modalidade: Arrecadação de Alimentos do XXIII Ticoop – Torneio de Integração Cooperativismo.

Esse torneio ocorre durante os dias 24 e 25 de junho em Dourados, com 18 modalidades e cerca de 700 atletas. Na abertura, as delegações desfilaram e fizeram o juramento do atleta.

Para encerrar a noite, o renomado Roberto Rodrigues proferiu a palestra ““Perspectivas do Agronegócio Brasileiro – Cenários do Cooperativismo Contemporâneo”, que apresentou um panorama geral do mundo com as mudanças políticas. “O cooperativismo se apresenta como uma alternativa viável economicamente e possível sustentável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo