Caminhão-tanque explode no Leste do Paquistão e deixa cerca de 148 mortos

Foto: Xinhua

Um caminhão-tanque carregado com combustível tombou e explodiu na manhã deste domingo (25/06), por volta das 06h35min (horário de Brasília), em uma rodovia localizada na cidade de Bahawalpur, na província de Punjab, no Leste do Afeganistão. Ao todo, 148 pessoas morreram.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, e as autoridades policiais não descartam a possibilidade de atentado, mas estão tratando o caso como acidente de trânsito doméstico.

Testemunhas disseram que o motorista trafegava em alta velocidade e que essa pode ter sido a causa do acidente. Outras pessoas, no entanto, afirmaram que um dos pneus do veículo estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção, fazendo o caminhão tombar.

Moradores que residem nas proximidades correram até o local para tentar saquear a carga de combustível, tendo alguns policiais tentando impedir o roubo. Eles não conseguiram o objetivo.

Durante o saque do combustível houve uma forte explosão que atingiu outros veículos e edificações existentes nas proximidades. Muitas pessoas que estavam saqueando a carga morreram na hora.

Foto: Xinhua

Equipes de resgate e bombeiros foram acionados e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado. Os corpos das vítimas fatais foram resgatados e colocados em um campo ao lado da estrada.

Todos os feridos foram socorridos e encaminhados a hospitais da região. Há relatos de que existem pessoas desaparecidas, mas a informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades policiais.

Bombeiros ainda lutam para tentar controlar o incêndio, que atingiu cerca de 100 veículos, entre carros, ônibus, micro-ônibus, caminhões e motocicletas.

Foto: Xinhua

O chefe da polícia regional, Raja Riffat, disse em entrevista coletiva que os poucos policiais que estavam no local antes da explosão tentaram evitar que o carregamento de combustível fosse saqueado, mas que dezenas de pessoas vindas da cidade vizinha de Ramzanpur Joya, chegaram ao local e ameaçaram os agentes.

Havia pessoas com bacias, baldes, panelas, garrafas e toneis para carregar o combustível. Acredito que tenha havido uma faísca e, posteriormente, a explosão”, disse Raja Riffat.

O Paquistão registra um dos índices mais altos do mundo em casos de acidente de trânsito, sendo que a maioria é devido as péssimas condições das estradas e devido aos veículos que se encontram sucateados.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo