Boas ondas marcaram o Itajaí Open de Surf

Márcio Leal e Eloin Travisani foram os destaques da competição, tendo Márcio Leal vencido as categorias Master e Open.

Surfista Eloin Travisani na Categoria Open – Foto: Ricardo Alves

Após o adiamento por falta de ondas, a segunda etapa do Itajaí Open de surf aconteceu neste sábado, na Praia Brava, em Itajaí, com boas ondas, de até um metro, e com um show de surf dos atletas locais. Com destaque para os surfistas Márcio Leal de Balneário Camboriú e Eloin Travisani de Itajaí que fizeram duas finais da competição. Márcio sagrou-se campeão na Master e na Open enquanto Eloin levou a Local e terminou a Open na segunda colocação. O Itajaí Open de Surf faz parte do Itajaí Surf Music evento realizado pela Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI em comemoração aos 157 anos do município.

A competição foi marcada pelos grandes duelos entre os competidores durante todas as fases. Com viradas nas últimas ondas de cada bateria, os juízes tiveram muito trabalho durante toda a competição. E nas finais não poderia ser diferente. A primeira final a entrar na água foi a da categoria Local. Os atletas Eloin Travisani e João Faning fizeram uma bateria acirrada, mas Eloin levou a melhor e venceu a Local por 13,73 contra 12,07 de João. Ricardo Tavares e Dickson Queiroz completaram o pódio.

Os próximos a entrarem na água foram os atletas da Master. Márcio Leal, Marcelo Montanha, Rodrigo Waslawick e Saulo Lyra deram um show. Márcio liderou a bateria durante boa parte do tempo, mas faltado pouco mais de seis minutos para o término Saulo achou uma boa esquerda e virou a bateria. Parecia que a lenda do surf catarinense levaria mais um título para casa, mas na última volta do ponteiro Márcio achou a onda salvadora e sagrou-se campeão da categoria Master e levou o seu primeiro título da tarde. Rodrigo terminou em terceiro e Marcelo ficou em quarto.

Surfista Luan Passos na Categoria Free Surf – Foto: Ricardo Alves

Na sequência foi a vez das meninas disputarem a final. Larissa Barbieri e Bárbara Orsi fizeram uma bateria emocionante. As meninas mostraram muito surf no pé e Larissa levou a melhor por 0,78 décimos. Na terceira colocação ficou Josi weber e na quarta posição Joana Machado. Joana tem apenas 12 anos e é um dos destaques da nova geração do surf feminino catarinense.

Após as meninas foi a vez da categoria Free Surf Onde Luan Passos foi o grande campeão somando 11,50 nas suas duas melhores ondas deixando para trás Ian Boza, Jhony Bernardi e Junior Machado. Quem também entrou no mar foi o surfista adaptado Jonathan Borba. Na programação do Itajaí Open havia a categoria Adaptados, mas por falta de atletas Jonathan fez uma apresentação especial e levou o troféu e a premiação de primeiro colocado de sua categoria. Em todos os campeonatos promovidos pela ASPI os atletas da categoria Adaptados não pagam inscrição.

Antes da final mais esperada do dia, a categoria Open, entraram na água os competidores da Local das Antigas. Beto Mão na Borda, Rodrigo Longarina, Ney Professor e Tim Jones fizeram a bateria da velha guarda. A decisão foi na última onda quando Ney conseguiu a virada sobre Tim e levou o título da categoria. Beto terminou com a terceira colocação e Rodrigo em quarto. Quem também participou do campeonato foi Jonathan Borba na categoria Adaptados. Por falta de competidores na categoria, o atleta fez uma apresentação especial e levou a premiação do primeiro colocado.

Surfista Márcio Leal na Categoria Open – Foto: Ricardo Alves

Enfim era hora da bateria mais aguardada do evento, a final da categoria Open. Atletas de alto nível fizeram esta final e mostraram que o surf da região está bem representado. Guilherme Marques, Jonathan Busseti, Eloin Travisani e Márcio Leal entraram em um mar com ondas de um metro, um pouco balançadas, mas com boa formação. O show de surf foi do começo ao fim da bateria. Mas provando que estava em sintonia com as ondas da Brava, Márcio achou as melhores e levou o seu segundo título do dia. Eloin terminou na segunda posição, Jonathan ficou em terceiro e Gui Marques foi o quarto colocado.

O Itajaí Surf Music foi realizado pela ASPI com chancela da Federação Catarinense de Surf – Fecasurf. O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL, MRH Surf Boards, Semasa e Padang Padang Surf Shop e conta com o apoio da In Screen Comunicação Visual, Santa Costa, Brava Açaí, Banana Wax, Bord Co. Surf Shop, Big Wave Surf Shop, Edém Skate Park, Sox Brasil, Sohlt to Sohlt e a cobertura do evento fica por conta da Rádio Univali FM, Programa Longarina, Revista Santa Radical e Jornal Diarinho.

Pódio Feminino no 2º Itajaí Open de Surf – Foto: Ricardo Alves

Resultados da 2ª etapa do Itajaí Open de Surf

Local

1 Eloin Travisani

2 João Faning

3 Ricardo Tavares

4 Dickson Queiroz

Master

1 Márcio Leal

2 Saulo Lyra

3 Rodrigo Waslawick

4 Marcelo Montanha

Feminino

1 Larissa Barbieri

2 Bárbara Orsi

3 Josi Weber

4 Joana Machado

Free Surf

1 Luan Passos

2 Ian Boza

3 Jhony Bernardi

4 Junior Machado

Local das Antigas

1 Ney Professor

2 Tim Jone

3 Beto Mão na Borda

4 Rodrigo Longarina

Open

1 Márcio Leal

2 Eloim Travisani

3 Jonathan Busseti

4 Guilherme Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo